A modelagem usando precisão absoluta sempre foi um dos requisitos dos artistas e usuários do Blender para conseguir produzir modelos 3d para áreas como arquitetura, engenharia e topografia. O uso de ferramentas de precisão ajudam de maneira significativa na construção desse tipo de projeto, principalmente quando é necessário realizar modificações ou ajustes nos modelos 3d já prontos. Os softwares dedicados ao desenho técnico possuem ferramentas próprias de desenho que são ideais para esse tipo de modelagem, mas transformar o Blender em uma ferramenta de CAD é algo muito complicado e trabalhoso.

Mas, a ajuda de alguns add-ons que são pequenos scripts escritos em python ajudam muito a deixar as ferramentas do Blender próximas ao que encontramos em softwares como o AutoCAD. Entre essas ferramentas está um add-on chamado Edge Tools que é um dos meus preferidos para modelagem com precisão. Esse Add-on adiciona no Blender ferramentas e opções semelhantes as que encontramos nos comandos TRIM e EXTEND! Sim, opções encontradas em softwares de CAD diretamente no Blender. Como funciona? Para mostrar o funcionamento do Edge Tools, gravei um tutorial apresentando o Add-on.

Gostou do vídeo? O que acha de avaliar ou comentar? Ainda não é assinante do meu canal no Youtube? Assine aqui para receber antes que todos as atualizações.

Esse add-on do Blender é um dos pilares para a modelagem e edição com precisão no Blender, tanto é que no curso de modelagem para arquitetura com Blender do EAD – Allan Brito a apresentação desse Add-on está nas primeiras aulas do curso. Para fazer o download do Edge Tools você pode usar esse link. Pode ser necessário acessar a página e confirmar o acesso devido a conexão ser do tipo “https”, mas o arquivo está lá. As instruções sobre como instalar o Add-on estão no tutorial em vídeo logo nos primeiros minutos.

Com o uso de ferramentas como essa e também do snap do Blender, é possível conseguir opções para modelagem com precisão muito boas dentro do software, que o habilitam a funcionar como substituto de outros modeladores 3d que oferecem de maneira nativa as opções de modelagem semelhantes as que encontramos no AutoCAD, DoubleCAD e outros.