Os projetos do instituto Blender sempre chamam a atenção pela qualidade do material produzido e também pela sua licença de distribuição ser totalmente aberta, baseada na creative commons. Isso significa dizer que você pode nesse exato momento fazer o download dos projetos, inclusive os arquivos usados na produção para qualquer fim, inclusive o comercial, desde que a fonte do material seja citada. As pessoas que adquirem o DVD diretamente da loja da Fundação Blender conseguem o material de maneira mais rápida e cômoda, inclusive agora eles estão oferecendo o download digital do material, o que deixa a compra um pouco mais barata por evitar a necessidade do envio do DVD.

Outra vantagem desses projetos é que com o tempo você pode fazer o download legalizado das imagens dos DVDs com todo o material. Por exemplo, na página do Big Buck Bunny você consegue encontrar o link direto para download do material dos DVDs. Caso você queira economizar tempo, o download do DVD pode ser feito nesse endereço. Eu pessoalmente possuo os DVDs e posso dizer que eles são fantásticos, e mesmo ainda sendo da já longínqua época do Blender 2.4 o material é muito bom! As entrevistas e vídeos sobre o processo de desenvolvimento da animação são muito inspiradoras para artistas iniciantes e veteranos.

Big Buck Bunny DVD

A minha motivação para publicar esse artigo é o de mostrar que o fato do material ser licenciado em creative commons é algo bem sério, e com o tempo os conteúdos dos projetos são sim disponibilziados para download.

As imagens dos discos apresentam:

  • Animação
  • Frames
  • Storyboard
  • Arquivos das cenas
  • Texturas
  • Sons
  • Música
  • Roteiro
  • Todo o backup da produção

Mas, vale a pena comprar os DVDs mesmo fazendo o download de tudo? Sim, ainda vale a pena adquirir os DVDs. O motivo para entender a importância de adquirir os DVDs é bem simples: os projetos precisam ser financiados. A quantidade de trabalho envolvida na produção dessas animações é gigantesca, e os artistas envolvidos precisam ser pagos e equipamentos atualizados. Só o Big Buck Bunny é estimado em aproximadamente 150.000,00 Euros! Sem a compra dos DVDs os projetos simplesmente vão acabar parando, e o grande impulso que o Blender recebe em termos de ferramentas e opções a cada nova empreitada será encerrado. Entendeu a importância dos DVDs?

Eu tenho todos os DVDs dos projetos do Instituto Blender, inclusive fiz a compra no período de pré-lançamento do material, o que dá direito ao comprador de ter o seu nome incluso nos créditos.

E os outros projetos? Como fazer o download? Ainda não foram lançados links oficiais para download dos outros projetos, mas assim que estiverem disponíveis, aviso aqui no blog.