O Blender acabou de receber mais uma atualização em termos de ferramentas e estabilidade de uso com a versão 2.67 que está disponível para download imediato para todos os usuários. Essa é mais uma versão que agrega conteúdos, mesmo que dessa vez a sensação é que a lista de novidades é um pouco menor, mas ainda assim avança em relação a proposta iniciada na família 2.6! Para quem não está acompanhando a evolução do Blender, as versões 2.6 tem como grande destaque os avanços em termos de renderização com o Cycles e também a parte de composição com tracking de vídeo. Sem falar claro dos avanços nas ferramentas de modelagem com o B-Mesh.

blender-267-splash.jpg

E quais são os destaques do Blender 2.67? É inegável e perceptível que a principal adição a versão 2.67 é a integração com o Freestyle, que estou acompanhando já faz alguns anos! Ainda lembro quando a primeira proposta de integração foi realizada como parte do Google Summer of Code, já faz aproximadamente uns 2 anos.

Ma, o que é o Freestyle? É um renderizador de código aberto especializado em gerar imagens do tipo NPR que são exatamente o oposto do realismo do Cycles. Com o Freestyle você será capaz de gerar imagens estilizadas e de rápida renderização, que são perfeitas para animação.

Já partindo para o lado do realismo com o Cycles, um dos destaques em termos de renderização nessa versão foi a adição do suporto ao Sub Surface Scattering para gerar imagens com muito mais realismo e níveis diferentes de transparência. Outro recurso que está em sintonia com uma demanda do mercado é o Add-on para trabalhar com impressoras 3D! Se você estiver interessado em criar modelos 3d para imprimir em 3d, o Blender pode ajudar na tarefa!

A lista completa de recursos do Blender 2.67 pode ser conferida no release log, e vai muito mais além da minha pequena e humilde compilação. Como de costume, ao longo das próximas semanas devo publicar no meu canal no Youtube alguns tutoriais mostrando o funcionamento dos principais recursos.

Quer aprender mais sobre o Blender?

E caso você queira aprender mais sobre o funcionamento do Blender, recomendo uma visita aos cursos do EAD – Allan Brito que já trabalham com as ferramentas do Blender existentes, e ao longo dos próximos meses devem receber também novas aulas abordado esses recursos adicionados na versão 2.67. A lista de cursos disponíveis e separados por área é: