O uso de referências para modelagem 3d é uma das melhores maneiras de conseguir criar objetos complexos e com as proporções corretas usando apenas guias visuais. É muito comum que os artistas 3d procurem imagens que ajudem no processo de modelagem como as famosas blueprints, que são o melhor guia de criação para objetos como veículos ou armas. Sem o uso desse tipo de referência visual, os artistas 3d dependem exclusivamente do seu conhecimento da forma desses objetos, o que podem acabar por gerar modelos 3d que não sejam condizentes com as suas representações físicas.

blueprints-download-gratuito.jpg

Como conseguir esse tipo de referência? Existem várias formas e agregadores de blueprints. Mas, um usuário do Pinterest chamado Péricles Júnior está montando uma incrível biblioteca de referências e com os mais variados blueprints para modelagem 3d totalmente gratuitos! Você encontre de tudo um pouco na coleção:

  • Personagens
  • Veículos
  • Móveis
  • Objetos

Ao visitar a coleção você vai perceber que existem muitas imagens! E como o autor da coleção continua adicionando material, é até complicado mencionar uma quantidade aqui, pois é muito provável que na sua visita à coleção a quantidade de blueprints seja muito maior!

O material pode ser copiado de maneira totalmente gratuita no pinterest, mas você deve tomar cuidado no uso desse material em projetos comerciais. A modelagem de objetos com base nas imagens não gera problemas, mas a distribuição das imagens em projetos comerciais deve ser estudada com cautela.

O suporte para o uso desse tipo de material é praticamente universal em softwares 3d, sendo muito simples configurar a imagem como plano de fundo da viewport ou 3d view dos softwares e aproveitar a imagem como base para modelagem poligonal. Inclusive uso esse princípio no projeto de modelagem do curso sobre modelagem poligonal com Blender do EAD – Allan Brito. No caso uso a imagem de uma AK-47 para modelar em 3d a arma usando as imagens como referência para criar o modelo 3d.

No caso de personagens as imagens são úteis para definir as proporções dos modelos 3d, pois as dimensões de personagens humanóides são difíceis de definir usando apenas a experiência do artista.