A criação de ambientes e cenas usando tecnologia de jogos é uma das partes mais desafiadores na produção de jogos digitais, principalmente se o objetivo é criar cenários realistas. Quem já teve experiências na área sabe que diversos fatores acabam ajudando ou atrapalhando a criação desse tipo de cena. Um dos grandes limitadores é o hardware, que pode muito bem ser fator decisivo, caso você possua uma boa placa de vídeo que trabalhe bem com a engine gráfica usada, ou então será necessário recorrer ao uso intenso de texturas por meio dos chamados lightmaps.

O Blender possui uma game engine integrada que se comporta muito bem em hardwares mais novos a até em opções mais antigas de placas de vídeo, mas ainda assim é difícil gerar cenas realistas usando tecnologia de jogos. É uma ferramenta fácil e integrada para criação de jogos, o que acaba sendo um facilitador para pessoas com perfil de artista 3d e não desenvolvedor.

exemplo-simulacao-oceanos-blender.jpg

Quer ver um exemplo fantástico de aplicação de física e gráficos na game engine do Blender? O artista Martins Upitis publicou alguns dias atrás um vídeo e o arquivo fonte de uma simulação de superfícies usando líquidos como oceanos e lados impressionante.

O material é impressionando devido a vários fatores, sendo o primeiro a qualidade da simulação conseguida usando apenas a game eninge do Blender. Mas, essa qualidade em termos de simulação física com base em gráficos renderizados em tempo real seria complicado de gerar usando qualquer engine, e não apenas o Blender.

E para as pessoas que gostariam de aprender de maneira mais detalhada o processo de design usado para gerar essa cena, o autor disponibilizou o arquivo fonte dessa cena para download nesse endereço. Isso é até interessante para testar o seu hardware em termos de execução. Você precisa apenas fazer o download do arquivo e depois de abrir o mesmo no Blender, pressione a tecla P.

Curso sobre produção de jogos com Blender

Quer aprender a usar a game engine do Blender? No EAD – Allan Brito você encontra o curso sobre produção de jogos com Blender que ensina exatamente a criar animações e cenários semelhantes aos exibido no vídeo desse artigo. O curso aborda a game engine desde o princípio, mostrando todo o processo necessário para criar interatividade e também configurar texturas e materiais em ambientes de jogos.