O surgimento do Blender Cycles como opção para rederizar cenas usando algoritmos avançados é sem sombra de dúvida uma das maiores evoluções em termos de ferramentas e opções que apareceu no Blender. Antes de termos o Cycles disponível, era preciso instalar softwares externos e adicionar plugins ou Add-ons que ajudavam na integração das cenas modeladas no Blender com esses renderizadores, que algumas vezes demandavam conhecimentos intermediários em relação a configuração dos arquivos para fazer tudo funcionar. Hoje é tudo simples, e precisamos apenas escolher o Cycles entro das opções de render do Blender para gerar as nossas cenas com um mínimo de realismo.

Isso foi muito importante para os artistas 3d usando o Blender, e muito em breve deve ajudar também usuários do outros softwares. Uma versão do Blender Cycles chamada de Standalone está sendo preparada para distribuição nesse exato momento. O software seria apenas a parte relacionada com o render de cenas, funcionando de maneira independente ao Blender.

Qual a vantagem em ter o Cycles disponível nesse tipo de plataforma?

Com o software funcionando de maneira independente do Blender, poderíamos ter o Cycles sendo integrado com outros softwares de modelagem 3d que dependem de plataformas proprietárias para renderização. Por exemplo, os usuários do SketchUp não possuem uma plataforma simples de render gratuito. O Kerkythea é uma opção interessante, mas a sensação que tive ao usar o renderizador é que o seu desenvolvimento está meio que abandonado(*versão gratuita*).

E caso o Cycles seja adotado por outros softwares como plataforma de renderização, o resultado disso é que mais pessoas devem contribuir com o desenvolvimento do renderizador. A contribuição de mais pessoas teria reflexo imediato na oferta de novas ferramentas e evolução mais rápida em termos de recursos para todos que utilizam o Cycles, seja com o Blender ou usando o renderizador com outros softwares de modelagem 3d.

Quer testar o Cycles standalone? Uma versão de testes está disponível para download na página do projeto dentro da Wiki do Blender. Mas, infelizmente apenas para plataforma Windows. Assim que mais informações sobre o funcionamento do Cycles Standalone foram divulgadas, aviso aqui no blog.

Aprendendo a usar o Blender Cycles

Quer aprender a usar o Blender Cycles? No EAD – Allan Brito você encontra vários cursos próprios sobre o Cycles, mostrando o funcionamento do renderizador no que diz respeito as suas opções de maneira geral e também materiais avançados. Esses são os cursos:

Ao realizar a inscrição em mais e um curso ao mesmo tempo no EAD – Allan Brito, você ainda pode receber um desconto! Basta visitar a área de combos para receber descontos progressivos na inscrição em múltiplos cursos ao mesmo tempo.