As ferramentas que permitem replicar conteúdo em softwares 3d existem para ajudar na execução dos nossos projetos de modelagem, e entre essas opções encontramos o chamado Array. Com a ferramenta é possível copiar objetos de várias formas diferentes, algumas vezes seguindo uma ordenação baseada em círculos ou então matrizes. É possível encontrar o Array dentro de ferramentas como o 3dsmax, Blender e AutoCAD. No caso do Blender encontramos o Array como um modificador que pode se aplicado em praticamente qualquer objeto. Uma das aplicações do modificador é na criação de objetos para cenários voltados para arquitetura ou mesmo jogos, quem apresentam padrões de repetição para geração de ambientes.

O que aconteceria se fosse possível unir as duas aplicações? O usuário do Blender chamado DennisH2010 fez um experimento usando o Array para criar modelos de repetição para blocos com edificações, já levando em consideração que a parte inferior e superior dos blocos deve ser diferente. O resultado ficou muito interessante e pode ser conferido diretamente no arquivo fonte que está disponível para download no BlendSwap.

Além do arquivo fonte no BlendSwap você também encontra um pequeno vídeo que mostra no formato timelapse como o artista conseguiu chegar nesse resultado. O processo é realmente simples e envolve apenas trabalho manual de configuração do Array como modificadores. Apesar de ser voltado para o uso dentro da Game Engine do Blender, podemos aproveitar o conceito apresentado e aplicar diretamente em projetos para arquitetura ou mesmo de urbanismo. Essa é uma maneira muito rápida e eficiente de gerar edificações.

O download do arquivo pode ser realizado de maneira gratuita no BlendSwap, apenas realizando um cadastro simples.

No EAD – Allan Brito você encontra disponíveis cursos para aprender a usar o Blender para fins de modelagem para arquitetura e também na configuração de jogos digitais. Os links diretos para os dois cursos são os seguintes:

Para conseguir descontos nas inscrições dos cursos, você pode conferir os combos!