O desenvolvimento de jogos envolve não só o uso de material oriundo de modelos 3d, mas também de texturas e imagens que possam ao mesmo tempo ajudar no processo criativo do jogo e reduzir a carga computacional da aplicação final. É muito mais eficiente representar algumas coisas usando imagens 2D, que são conhecidas como sprites dentro do contexto de jogos. O Blender permite que seus usuários criem jogos 3d usando ferramentas próprias já incorporadas ao software, mas não existe nada específico para trabalho usando sprites. É possível usar sprites em jogos criados com o Blender? Sim, é perfeitamente possível aproveitar esse recurso no Blender, mas precisamos usar alguns recursos extras ou então Addons.

Um Addon muito interessante para artistas interessados em produzir jogos com o Blender foi divulgado nos fóruns Blenderartists alguns dias atrás chamado de UV Scroll, e o seu funcionamento é muito simples. O objetivo da ferramenta é reproduzir partes de uma grande imagem, que geralmente é composta por partes separadas de sprites, usando uma sequência pré-configurada dentro do próprio script. O resultado é que podemos adicionar pequenas animações baseadas nas partes de uma grande textura.

O download e uso do UV Scroll é totalmente gratuito, e caso você tenha interesse em aprender a usar a ferramenta, o link disponível para download possui um pequeno vídeo que demonstra os ajustes e configurações necessárias para usar o script.

Além desse script é possível usar texturas em várias outras situações dentro da criação de jogos usando o Blender, pois a representação de elementos gráficos usando texturas aplicadas em planos ou outros volumes tridimensionais é uma técnica conhecida e difundida entre artistas para representar elementos como vegetação, veículos e até mesmo pessoas em planos distantes. Nesse tipo de situação o uso de arquivos PNG com canal alpha ajuda muito!

Ainda não sabe usar os recursos próprios do Blender para gerar jogos 3d? Recomendo visitar o EAD – Allan Brito para conferir o curso sobre produção de jogos com Blender, em que ensino a técnica e as ferramentas necessárias para usar os blocos de lógica do software para gerar 3d interativo. É perfeitamente possível usar o Blender para criar jogos comerciais! Se você ainda possui dúvidas sobre o assunto, recomendo ler o artigo em que explico os detalhes relacionados as licenças e detalhes sobre o tema.