O instituto Blender já está promovendo o projeto Gooseberry em todos os seus canais e web sites, o que significa que teremos muitas novidades relacionadas com o desenvolvimento do Blender nos próximos meses. Essas novidades e alterações agora devem ser adicionadas nas nova família de versões do software! Sim, o Blender 2.70 acaba de ser lançado com muitas novidades relacionadas com ferramentas e também na interface para o usuário. Mas, antes que você se desespere em relação as alterações na interface, apenas algumas pequenas mudanças e ajustes foram adicionadas, nada próximo da proposta de reformulação completa que presenciamos alguns meses atrás.

Blender 2.70 Splash

O que tem de novidade nessa versão? Essa é uma pequena lista com as novidades, que podem ser conferidas com mais detalhes diretamente no release log do Blender 2.70:

  • Blender Cycles agora suporta renderização volumétrica: Agora é possível gerar imagens usando simulações de luz com aquele efeito suave de neblina.
  • Marcadores no tracking podem agora possuem atributo de peso: Na janela em que realizamos o tracking de movimento, é possível atribuir pesos para os marcadores.
  • Novas opções de modelagem e modificadores: Existe agora um modificador chamado Wireframe que como o nome mesmo já explica, transforma um modelo 3d em estruturas apenas com as arestas dos polígonos. Outras pequenas mudanças também foram adicionadas como o suporte ao uso de N-Gons pelo modificador boolean.
  • Game engine com suporte a LOD: Uma das técnicas que usamos para reduzir o consumo de recursos computacionais em jogos é o chamado Level of Detail. Agora é possível usar esse recurso na game engine do Blender.

Essas são apenas algumas das novidades dessa versão, que ganhou muitas pequenas melhorias e correções de problemas. Ao longo das próximas semanas devo produzir alguns vídeos e artigos específicos sobre cada uma dessas novidades, e também será possível encontrar alguns desses recursos nos cursos do EAD – Allan Brito.

Por enquanto, você já pode fazer o download da nova versão do Blender e já conferir o que será usado pelos artistas e estúdios participantes do projeto Gooseberry. O projeto já está na fase de crowdfunding e você pode ajudar de imediato assinando o serviço Blender Cloud. A maneira de ajudar no projeto mudou um pouco, mas ainda é com base na pré-venda do conteúdo. Mas, isso é assunto para outro artigo!