O interesse pelo desenvolvimento de animações 3d interativas, que são conhecidas pela alcunha de “jogos 3d”, cresce a cada dia e o acesso facilitado as ferramentas que produzem esse tipo de conteúdo ajudou muito na disseminação dessas animações como um formato de mídia extremamente popular. É muito comum encontrar projetos que demandam pequenos jogos para simular situações práticas em treinamentos e até na demonstração de produtos. Com o Blender é extremamente simples criar animações 3d interativas, até pelo simples fato do software possuir uma Game Engine integrada.

Mas, apesar de ser fácil de criar jogos digitais com o Blender por meio dos blocos de lógica, que permitem a criação dos jogos sem nenhum tipo de programação ou scripts, é preciso modelar e construir toda a estrutura do projeto dentro do software.

blender-game-engine-terrain.jpg

Você tem interesse em trabalhar com a criação de jogos no Blender? Algumas ferramentas podem ajudar muito nesse sentido, como o gerador de terrenos infinitos que pode ser copiado diretamente desse link que leva até os fóruns Blenderartists. O autor da ferramenta que é composta por um script em Python, que adiciona ao redor de um suposto personagem no ambiente de jogos vários planos de maneira sincronizada com o seu movimento. O efeito resultante disso é que ao mover o personagem pelo cenário, o jogador tem a impressão de que o cenário é gigantesco, quando na verdade ele está sendo construído de maneira dinâmica.

A ferramenta ainda está em desenvolvimento e o autor disponibilizou para download um arquivo .blend com o script já embutido. Para testar a ferramenta é necessário apenas abrir o seu Blender e iniciar a Game Engine! Não sabe usar a Game Engine? Pressione a tecla P no Object Mode e você inicia a simulação de jogos.

Espero que a ferramenta receba mais atenção ao longo das próximas semanas, pois é algo muito útil no desenvolvimento de mundos virtuais com o Blender.

Quer aprender a criar jogos 3d? Recomendo visitar o EAD – Allan Brito para conferir o curso sobre produção de jogos com o Blender, e também o curso básico gratuito de Unity 3D. Com os dois cursos online você será capaz de começar a sua carreira de desenvolvedor de jogos. Mais cursos sobre o tema estão em desenvolvimento no EAD – Allan Brito e devem ser lançados nas próximas semanas!