A lista de novidades do Blender 2.72 foi apresentada na semana passada nesse artigo que publiquei aqui no blog, e entre essas novidades estavam algumas ferramentas de modelagem 3d. Entre essas novidades encontramos uma alternativa para o modificador Boolean, que apesar de ser muito útil em algumas situações, acaba gerando geometria problemática e que demanda trabalho extra na modelagem para conseguir uma topologia “limpa”. A alternativa ao Boolean é uma opção chamada intersect que aparece no modo de edição dos polígonos.

O funcionamento dessa opção é muito semelhante ao que encontramos no SketchUp em que é possível fazer a interseção entre dois modelos 3d para conseguir fazer a marcação de arestas entre os seus respectivos volumes. Quer aprender a usar o intersect no Blender 2.72? Para mostrar a você o funcionamento dessa ferramenta, gravei um pequeno tutorial em vídeo demonstrando a maneira como podemos usar essa nova opção na modelagem.

O procedimento necessário para usar a ferramenta é muito simples, e consiste apenas na seleção dos volumes e objetos em que você deseja realizar a interseção, e ao acionar a opção intersect que fica no grupo face você terá a marcação das linhas nos objetos. Uma tecla de atalho que facilita muito o trabalho com esse tipo de volume nesse tipo de situação é o CTRL+L que permite selecionar todos os elementos conectados dentro da mesma estrutura. Por exemplo, ao selecionar apenas um vértice de qualquer objeto e acionando essa tecla, será realizada a seleção de todos os vértices conectados ao mesmo objeto.

Nos casos em que existirem modelos 3d completos e repletos de partes compostas, essa tecla funciona quase que como mágica!

É preciso apenas tomar cuidado com os N-Gons resultantes da edição e altercação dos objetos usando essa ferramenta. Caso isso seja relevante para você como na modelagem para jogos, recomendo usar o processo de edição manual.

Você fez o download da versão 2.72? Então verifique se a sua versão está atualizada para o 2.72a que foi disponibilizado nesses últimos dias com diversas correções de bugs e problemas reportados pelos usuários. Essa é a maneira que a Fundação Blender tem de ajustar os problemas encontrados pelos usuários em versões recém lançadas.