Clicky

Efeitos visuais em filmes e séries: vídeos das produções

Compartilhe o artigo!

Uma das áreas em que a computação gráfica é na criação de efeitos visuais para o cinema, e quem gosta tanto dos filmes como também de arte digital acaba aproveitando as demonstrações e pequenos documentários que acompanham os filmes. É com os chamados “Making of” que podemos conferir alguns pequenos detalhes que passam um pouco de como foi difícil produzir determinados filmes. Já visitei muitas lojas procurando adquirir filmes apenas pela existência dos documentários mostrando o processo de criação e produção dos efeitos.

Mas, hoje isso já não é fácil de achar, pois as produtoras estão focando esse material em redes como o Youtube e Vimeo, facilitando a distribuição e promoção dos filmes, mas deixando a vida dos cinéfilos interessados em aprender mais sobre a sua produção um pouco mais difícil.

Você também gosta desse tipo de material? Então provavelmente vai encontrar nesse web site chamado de wikiFX um recurso indispensável para encontrar materiais relacionados com a produção de efeitos visuais para filmes e séries. A proposta do site é simples, e consiste em agregar os vídeos e material de divulgação de diversas produções, antigas e recentes, que demonstrem o processo de produção. É tudo relacionado com computação gráfica, motion graphics e arte digital.

Quer um exemplo? Ainda estamos aguardando pelo lançamento sucesso desse ano em termos de filmes sobre hérois: Guardiões da Galáxia. Pois, é possível encontrar muita coisa sobre a produção do filme. Na página da wikiFX temos uma lista com vídeos de divulgação como o que você confere logo abaixo:

O vídeo do exemplo é nada mais que uma demonstração do estúdio responsável pelo desenvolvimento dos painéis e interfaces apresentadas nos diversos locais do filme. Como estamos falando de uma ficção-científica, foi necessário gerar animações para interfaces de naves e controles gerais encontrados no filme. Ao longo da projeção é algo para o qual não prestamos muita atenção, mas se não estiver lá percebemos a sua ausência.

Esse é apenas uma pequena amostra do que podemos encontrar na biblioteca disponível. O autor do projeto promete atualizar sempre que possível a lista de filmes e vídeos, e pede ajuda dos usuários e visitantes para adicionar mais material. O formato wiki ajuda muito nesse sentido.

Já mencionei que é tudo gratuito? Você não precisa adquirir absolutamente nada para consultar o material.

2018-03-20T12:55:30+00:00 By |Making Of|2 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

2 Comments

  1. Adriano 28/10/2014 em 11:02 am

    Baita dica! :c)

    Estava pensando esses dias sobre isso, me perguntando se havia sites só de making off, mas acabei não indo atrás na hora. Valeu!

  2. Bruno LEVEQUE 10/11/2014 em 10:29 pm

    Thanks for sharing! Glad to hear that you liked WikiFX 🙂

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.