Uma das tarefas mais complicadas de qualquer projeto relacionado com modelagem 3d é a adição de objetos nos cenários para contextualizar o ambiente. Por exemplo, se você está trabalhando em uma cena que se passa em um hospital, será necessário adicionar objetos relacionados com esse ambiente. Se o objetivo for representar ambientes comerciais como um shopping center, os objetos mudam completamente. É por isso que sempre recomendo aos meus alunos agregar seus modelos 3d na forma de uma biblioteca. Você tem o hábito de reunir os modelos 3d que você cria e encontra na web?

Bibliotecas de móveis 3d

Para ajudar nessa tarefa, reuni em uma pequena lista todas as recomendações que já fiz aqui no blog com bibliotecas gratuitas de objetos para download agregando softwares como:

  • Blender
  • AutoCAD
  • SketchUp
  • 3dsmax
  • Revit

E muitos outros, pois essas bibliotecas oferecem formatos de arquivos 3d universais com o OBJ que podem ser importados em praticamente qualquer software de modelagem. Esses são os artigos com bibliotecas que já apareceram aqui no blog:

Todos esses links levam para artigos já publicados aqui no blog que descrevem o conteúdo de cada uma das bibliotecas gratuitas. Uma coisa que você deve prestar muita atenção quando for realizar o download é a licença de uso! Algumas bibliotecas apresentam restrições ao uso, como a impossibilidade de aplicação dos modelos 3d em projetos comerciais. É recomendado ler com atenção cada artigo para conferir quando os modelos 3d estão totalmente liberados para uso comercial.

Aprendendo a trabalhar com modelagem 3d

Para usar esses modelos 3d no SketchUp ou Blender, você pode conferir os cursos de modelagem 3d oferecidos pelo EAD – Allan Brito: