A modelagem 3d de ambientes e partes técnicas de projetos é relativamente simples e rápida de executar, permitindo que um artista 3d construa em poucas horas um cenário com paredes, forro, piso, tubulações e outros elementos. Como a maior parte desses objetos é formada por primitivas geométricas deformadas, é possível conseguir excelentes níveis de produtividade. Mas, apenas trabalhar com a construção de elementos geométricos nas maquetes eletrônicas não é suficiente. Ainda é necessário adicionar diversos elementos nos modelos para fazer a ambientação, principalmente quando o projeto envolve a visualização de ambientes internos.

Uma coisa que sempre faço é visitar web sites que oferecem modelos 3d gratuitos para download, principalmente os que oferecem os modelos em formatos compatíveis com diversos softwares, e não apenas com o 3ds Max como é o caso de modelos salvos no formato max.

Semana passada encontrei um web site especializado em oferecer modelos de móveis e objetos para projetos desenvolvidos no Rhino 3D, com arquivos disponíveis no formato 3DM. Mas, para minha surpresa os modelos 3d sempre tem duas versões disponíveis em 3DM e 3DS também! O que faz com que possamos usar móveis em diversos softwares 3d, inclusive o Blender. O web site se chama Flying Architecture e ele já conta com noventa modelos (hoje), disponíveis para download nas mais diversas categorias.

A imagem abaixo ilustra uma cadeira criada com design de Le Corbusier e importada para o Blender 3D no formato 3DS:

download-gratuito-blocos-3dsmax-autocad-blender-3d.jpg

Podemos fazer o download de móveis e objetos próprios para as seguintes áreas:

  • Sala de estar
  • Cozinha
  • Quartos
  • Escritórios
  • Sofás
  • Cadeiras

Pela imagem que ilustra o artigo é possível perceber o alto nível de qualidade dos modelos 3d, contando inclusive com pequenas ranhuras na manha e elementos como a costura de tecidos. É um excelente conjunto de objetos e modelos para qualquer projeto de visualização.

Enquanto esperamos pela conclusão do projeto que vai melhorar o suporte ao formato COLLADA no Blender 3D, precisamos nos ater a essas alternativas com download de objetos em formatos como o 3DS. Quando o suporte ao formato COLLADA estiver totalmente implementado no Blender 3D, poderemos fazer o download de modelos 3d diretamente no 3D Warehouse e exportar do SketchUp para o Blender 3D.

Mas, para que isso aconteça é preciso ter paciência e torcer para que o projeto desenvolvido como parte do Google Summer of Code 2009 seja concluído.