As maneiras para gerar cenários de jogos são bem variadas e podem envolver a modelagem direta dos elementos que fazem parte do ambiente e até mesmo a pintura de toda a superfície! Mas, em termos de eficiência e flexibilidade nada se compara aos tilesets, que nada mais são do que pequenos blocos de construção usados por artistas especializados em jogos para gerar cenários enormes de maneira fácil. O segredo para user esses tilesets é conseguir trabalhar com imagens (texturas) ou modelos 3d que não apresentem bordas definidas. É o mesmo termo usado para as chamadas texturas seamless em que podemos colocar duas imagens, uma ao lado da outra e não percebemos a borda que divide as duas.

Esse é o mesmo caso dos tilesets em que podemos gerar os modelos 3d de maneira a posicionar os mesmos um ao lado do outro para gerar superfícies com grande extensão. Você já deve ter percebido que ao jogar determinados títulos em 3d existem diversos elementos do cenário que se repetem. A repetição acontece devido a existência do tileset! Aquele cenário foi gerado com base em vários pequenos blocos, e o desenvolvedor espalhou os elementos desses blocos ao longo do cenário.

Quer fazer o download de um tileset pronto para uso no Blender? No BlendSwap um artista chamado eracoon compartilhou um tileset de cenário preparado para gerar ferrovias em cenários. Com esse pequeno conjunto de modelos 3d você terá condições de criar espaços com ferrovias, túneis e até mesmo estações! Já mencionei que o tileset é completamente gratuito?

tileset Blender ferrovia jogos

Apesar de não estar otimizado especificamente para uso em projetos de jogos, é perfeitamente possível adaptar o material para uso na Game Engine do Blender.

Desenvolvendo jogos com Blender

Quer desenvolver jogos usando apenas o Blender? Recomendo visitar o EAD – Allan Brito para conhecer o Curso sobre produção de jogos com Blender em que você aprende a:

  • Usar a game engine do Blender
  • Aplicar física em objetos nos jogos
  • Configurar a interatividade dos objetos
  • Configurar texturas em jogos
  • Gerar bibliotecas de objetos para uso em jogos
  • Configurar estágios diferentes para jogos
  • Distribuir projetos de jogos
  • Criptografar os arquivos do Blender para proteger as informações do seu trabalho, sem ferir a licença GPL