A configuração da iluminação de uma cena para ambientes internos é algo que pode ser bem complicado e trabalhoso de resolver, principalmente se você não tiver uma boa idéia de como o resultado final do seu ambiente deve ficar. Na renderização para arquitetura no Blender Cycles existem alguns truques que podemos usar para conseguir melhores resultados em cenas internas, como a remoção de paredes em locais estratégicos que não são enquadrados pela câmera, para permitir a entrada de mais energia luminosa. O uso de planos com materiais configurados para emitir luz é outro ponto que ajuda muito no processo!

Um exemplo de como é possível conseguir bons resultados com renderização para arquitetura no Cycles pode ser conferido na imagem que mostro nesse artigo, chamada de “Reading Corner” que foi publicada nos fóruns Blenderartists por um artista chamado Lell.

Renderização para arquitetura no Blender Cycles

A imagem foi iluminada usando basicamente duas fontes de luz:

  • Uma Sun Lamp
  • Um mapa HDR

O mapa HDR foi usado para adicionar o plano de fundo na cena, e a luz do tipo Sun responsável pela maior parte da energia luminosa do projeto assim como a criação de sombras. Mas, ao visitar a página em que o artista comenta sobre o seu projeto no fórum você ainda poderá conferir a configuração dos Nodes usados para o material da cortina! Sim, você sabe configurar uma cortina translúcida no Cycles? Visite o link e descubra como ele resolveu o material. Em projetos de renderização para arquitetura é muito importante ter materiais como esses, que são comuns de encontrar em praticamente qualquer ambiente.

Só por curiosidade, a imagem demorou 10 horas para ser renderizada em uma GeForce GTX 560 com 2GB de RAM. Essa placa de vídeo possui 336 núcleos, o que não é muito se compararmos com outros modelos que apresentam hoje mais de 900!

Aprendendo renderização para arquitetura com Blender

Quer começar a trabalhar com renderização para arquitetura no Blender? Com alguns dos cursos do EAD – Allan Brito você terá os conhecimentos necessários para gerar imagens semelhantes a essa! Os cursos que recomendo para você começar são os seguintes:

Com esses cursos você já pode começar a trabalhar com renderização para arquitetura no Blender Cycles!