O final do ano está chegando e muitas empresas organizam vídeos que reúnem os melhores projetos criados com os seus produtos para fins de divulgação. A maioria desses vídeos é lançada apenas nas semanas iniciais de um novo ano, mas no caso da Fundação Blender o pessoal se antecipou e está divulgando agora mesmo o Demo Reel do Blender Cycles 2014. Esse é um conjunto de vídeos e imagens que apresenta alguns dos principais projetos criados inteiramente com o Blender! Apesar de ser curto, o material é uma excelente forma de apresentar para o público que não conhece o Blender, o potencial da ferramenta como plataforma de criação.

Uma coisa que mostra como a aceitação do Blender e o uso do Cycles está crescendo cada vez mais, é a grande presença de vídeos e trechos oriundos de campanhas publicitárias. Esse mercado que antigamente era dominado por produtos da Autodesk está adotando o Blender como plataforma de criação. Nem todo mundo usa, mas com o tempo a tendência é que vejamos mais material sendo produzido com o software.

No que se refere ao material apresentado, senti falta de imagens ou vídeos relacionados com o desenvolvimento de jogos com o Blender. É muito grande o uso do Blender em conjunto com ferramentas como o Unity para criação de jogos, devido a possibilidade de gerar modelos 3d tridimensionais com o software para aproveitamento em projetos interativos no Unity. A gravação de informações relacionadas com a iluminação em cenários por meio do processo conhecido como baking é um dos grandes atrativos do Blender para usuários do Unity.

Com essa ferramenta podemos gerar cenas com iluminação já gravada nas texturas, reduzindo de maneira significativa a carga computacional de jogos 3d.

Mas, tirando essa falta de material relacionado com jogos a Demo Reel do Blender Cycles 2014 ficou muito boa!

Aprenda a usar o Blender Cycles

Quer aprender a usar o Blender Cycles? No EAD – Allan Brito você encontra vários cursos que ajudam a usar o renderizador avançado do Blender para criar imagens realistas! No site você encontra os seguintes cursos online:

O último curso não fala especificamente sobre o Cycles, mas ajuda no entendimento geral sobre o sistema de materiais e texturas do Blender, assim como mapeamento UV de polígonos 3d.

E para muito breve devem estar disponíveis outros cursos sobre Cycles voltados para arquitetura, jogos e animação interativa. Estão quase prontos!