A criação de jogos 3d é uma das atividades que mais demandam recursos tanto tecnológicos como humanos na área de computação gráfica devido a enorme quantidade de detalhes, e outros elementos que precisam ser ajustados. Com a crescente demanda na quantidade de pessoas procurando por recursos e ferramentas para produzir jogos, é sempre interessante ter em mãos algum tipo de biblioteca ou conjunto de modelos 3d que acelerem a produção de jogos. Para grandes equipes que podem investir na contratação de artistas 3d, a produção de modelos 3d presonalizados não representa tanto problema, mas os chamados desenvolvedores “indie” acabam sofrendo com o excesso de trabalho.

Entre as tarefas que podem exigir grandes esforços desses produtores independentes está a modelagem 3d de cenários que devem compor o plano de fundo de um jogo. Os personagens principais da história acabam sendo criados de maneira original, mas o cenário que está presente apenas para atribuir contexto no ambiente pode ser inserido com base em bibliotecas.

Quer fazer o download gratuito de alguns edifícios com poucos polígonos (low poly) já otimizados para uso em projetos de jogos?

edificio_low_poly.jpg

Links:

Os modelos 3d podem ser inseridos em projetos criados inicialmente no Blender, mas é perfeitamente possível aproveitar o material para exportar em outros formatos. A vantagem de usar o Blender é a sua game engine já integrada ao software que facilita muito a criação de jogos 3d. Para usar os modelos 3d em outros softwares, você pode aproveitar a capacidade do Blender de exportar essas informações para outros formatos como o OBJ.

Todos os arquivos estão armazenados no BlendSwap, que é uma vasta biblioteca de arquivos e modelos 3d para uso no Blender. O download do material é gratuito, mas demanda cadastro no site. As contas gratuitas no BlendSwap possuem limite de download semanal, mas esse limite é mais do que suficiente para que você consiga copiar os edifícios low poly.

Aprendendo desenvolvimento de jogos com Blender

Ainda não sabe desenvolver jogos com o Blender? Recomendo visitar o EAD – Allan Brito para conhecer alguns dos cursos online que ensinam exatamente a criar jogos tridimensionais com o software: