Entre as diversas perguntas que sempre recebo nas minhas aulas presenciais dos meus alunos, posso destacar uma que aparece com muita frequência: “qual software é usado por determinado estúdio?” Essa é uma pergunta difícil de responder e na maioria das vezes envolve uma verdadeira listagem de ferramentas de software. A verdade é que grandes estúdios acabam tendo recursos financeiros para investir em softwares diferentes para tarefas específicas. Por exemplo, se a parte de simulação de física é melhor no Maya, o estúdio investe nesse software. Para animação de personagens acabam optando pelo Cinema 4D e assim por diante.

A outra situação muito comum de acontecer é o desenvolvimento de ferramentas próprias para que a empresa não fique dependendo de terceiros para criar seus projetos. Essa é uma decisão muito acertada, pois os riscos do seu negócio ficarem amarrados a tecnologias de terceiros é mínima. Como resultado temos diversos estúdios com ferramentas desenvolvidas internamente e que resolvem muito bem as suas necessidades. Um dos casos mais emblemáticos é o Marionette da Pixar, que é a ferramenta usada para criar as suas animações. Até mesmo o Blender nasceu como uma ferramenta de animação interna de estúdio.

Algumas vezes essas ferramentas internas acabam se tornando públicas como aconteceu com o Blender.

Ferramenta gratuita para motion capture (Mocap)

Esse é o caso do estúdio Take One que acabou de oferecer uma ferramenta gratuita para motion capture que foi originalmente desenvolvida para atender as necessidades do estúdio, e agora qualquer pessoa pode aproveitar. O arquivo pode ser copiado diretamente do web site do software e infelizmente só está disponível para Windows.

Ferramenta gratuita para motion capture

Se você faz uso desse tipo de tecnologia para animar personagens, recomendo conferir o software, pois ele pode ajudar muito nos ajustes de arquivos de captura de movimento que são baseados em pontos como o C3D.

Usando arquivos de captura de movimento

E para o caso de você nunca ter usado arquivos de captura de movimento, sempre existe a possibilidade de começar a trabalhar com esse tipo de tecnologia. O EAD – Allan Brito possui no seu portfólio o Curso sobre animação com captura de movimento no Blender que mostra todo o procedimento necessário para aplicar arquivos de captura de movimento em personagens virtuais.