Ferramenta gratuita para motion capture

Compartilhe o artigo!

Entre as diversas perguntas que sempre recebo nas minhas aulas presenciais dos meus alunos, posso destacar uma que aparece com muita frequência: “qual software é usado por determinado estúdio?” Essa é uma pergunta difícil de responder e na maioria das vezes envolve uma verdadeira listagem de ferramentas de software. A verdade é que grandes estúdios acabam tendo recursos financeiros para investir em softwares diferentes para tarefas específicas. Por exemplo, se a parte de simulação de física é melhor no Maya, o estúdio investe nesse software. Para animação de personagens acabam optando pelo Cinema 4D e assim por diante.

A outra situação muito comum de acontecer é o desenvolvimento de ferramentas próprias para que a empresa não fique dependendo de terceiros para criar seus projetos. Essa é uma decisão muito acertada, pois os riscos do seu negócio ficarem amarrados a tecnologias de terceiros é mínima. Como resultado temos diversos estúdios com ferramentas desenvolvidas internamente e que resolvem muito bem as suas necessidades. Um dos casos mais emblemáticos é o Marionette da Pixar, que é a ferramenta usada para criar as suas animações. Até mesmo o Blender nasceu como uma ferramenta de animação interna de estúdio.

Algumas vezes essas ferramentas internas acabam se tornando públicas como aconteceu com o Blender.

Ferramenta gratuita para motion capture (Mocap)

Esse é o caso do estúdio Take One que acabou de oferecer uma ferramenta gratuita para motion capture que foi originalmente desenvolvida para atender as necessidades do estúdio, e agora qualquer pessoa pode aproveitar. O arquivo pode ser copiado diretamente do web site do software e infelizmente só está disponível para Windows.

Ferramenta gratuita para motion capture

Se você faz uso desse tipo de tecnologia para animar personagens, recomendo conferir o software, pois ele pode ajudar muito nos ajustes de arquivos de captura de movimento que são baseados em pontos como o C3D.

Usando arquivos de captura de movimento

E para o caso de você nunca ter usado arquivos de captura de movimento, sempre existe a possibilidade de começar a trabalhar com esse tipo de tecnologia. O EAD – Allan Brito possui no seu portfólio o Curso sobre animação com captura de movimento no Blender que mostra todo o procedimento necessário para aplicar arquivos de captura de movimento em personagens virtuais.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *