No último dia do mês de março o Blender recebeu uma esperada atualização como parte dos esforços da equipe que está trabalhando no projeto Gooseberry e também contribuições de usuários ao longo dos últimos meses. A versão 2.74 já pode ser copiada de maneira totalmente gratuita e oferece alguns recursos e adições muito interessantes ao já impressionante leque de ferramentas do Blender. Para fazer o download do Blender 2.74, você precisa visitar esse endereço e escolher a versão que mais se adequa as suas necessidades. Existem versões para Windows, Mac e Linux.

Blender-274

Quais as novidades? A lista completa de recursos do Blender pode ser conferida nesse endereço, e apresenta os seguintes destaques:

  • Blender Cycles: Melhoria no render que resulta em menos granulação e controle sobre a qualidade final da imagem.
  • Interface: Agora é possível simular efeitos óticos como Depth of Field e também Ambient Occlusion diretamente na 3D View sem a necessidade de renderizar a imagem.
  • Modelagem: Um novo modificador chamado Mesh Data Transfer permite copiar informações de um modelo 3d para outro.
  • Simulação de cabelos: O sistema responsável pela representação de cabelos foi totalmente refeito, e permite agora mais flexibilidade e controle no momento da edição. Aqui é importante tomar um pouco de cuidado, principalmente ao abrir modelos 3d que possuam esse tipo de recurso criadas em versões anteriores do software.
  • Freestyle: Agora é possível fazer a renderização estilizada no Freestyle consumindo uma quantidade muito menor de recursos.

Esses são apenas alguns dos destaques dessa versão do Blender, e para conferir a lista completa, recomendo visitar o endereço que apontei no início desse artigo.

Agora, você sabia que o desenvolvimento do Blender não para? É possível fazer o download de versões atualizadas e possivelmente novos recursos que devem aparecer na versão 2.75 do Blender nesse endereço. Mas, existe a possibilidade dessas versões apresentarem bugs ou problemas, pois não foram devidamente testadas pelos usuários do software. Use por sua conta e risco! O Blender 2.74 é seguro pois foi testada e validada por vários usuários antes do lançamento.

Aprendendo a usar o Blender 2.74

Quer aprender a usar o Blender? O software é totalmente gratuito e pode ser o diferencial que você esperava na sua trajetória como artista 3d. No EAD – Allan Brito é possível encontrar diversos cursos online sobre o Blender nas mais variadas áreas. A lista completa de cursos está disponível nesse endereço.

Como destaques entre os últimos lançamentos em cursos recomendo: