Um dos recursos que podemos usar para melhorar o realismo das nossas cenas criadas no Blender é o Ambient Occlusion, que adiciona um efeito visual interessante nas cenas que simula as sombras de contato em objetos no mundo real. Até pouco tempo atrás o Ambient Occlusion era uma das poucas opções para trabalhar com renderização próxima do realismo no Blender, antes do surgimento do Cycles. Apesar de termos o Cycles a disposição o recurso ainda se mostra importante como ferramenta para gerar realismo em cenas tridimensionais. No Blender 2.74 foi adicionada a possibilidade de simular o Ambient Occlusion direto na 3D View sem a necessidade de renderizar a cena.
Para mostrar o funcionamento desse novo recurso, acabei gravando um pequeno tutorial em vídeo que demonatra como aproveitar esse novo recurso:

O processo necessário para usar o Ambient Occlusion direto na 3D View é extremamente simples e requer apenas que uma opção no campo Shaing que fica na barra de propriedades da 3D View seja acionada. Depois de marcar a opção, você poderá visualizar os seus modelos 3d com as sombras de contato geradas pelo Ambient Occlusion. O recurso é simples de usar, mas pode economizar algum tempo de renderização das cenas pois não é necessário gerar as imagens com frequência para conseguir identificar o efeito.

O Blender é um software gratuito e que pode ajudar você a potencializar a sua produção 3d de diversas maneiras. No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos online sobre o software, que abrangem assuntos relacionados com modelagem 3d, render e produção de jogos digitais.

Dois dos últimos cursos do site podem representar a diferença entre o realismo que você procura nos seus projetos:

Com o conhecimento apresentado nesses dois cursos, você será capaz de aproveitar os recursos do Blender Cycles para ao mesmo tempo gerar renderizações realistas de produtos, e também criar apresentações interativas para arquitetura no Blender, aproveitando os recursos que a Game Engine do software oferece. Ambos os cursos oferecem certificados para os participantes que assistirem a todas as aulas.