A modelagem voltada para áreas como a topografia envolve o uso de diversos elementos técnicos como as famigeradas curvas de nível, que são o terror de qualquer estudante de arquitetura ou engrenharia que precise representar superfícies com maquetes físicas. O advento da representação de objetos usando ferramentas tridimensionais ajudou muito a minimizar a “preocupação” com o desenho correto dessas curvas. Mas, já pensou se fosse possível trabalhar com a modelagem 3d para topografia de maneira mais artística? Se você for usuário do Blender, pode tentar usar um material especialmente preparado para representar curvas de nível.

No BlendSwap encontramos um material voltado para escultura digital chamado de topographical, que apesar de não estar diretamente relacionado com a representação de curvas de nível orinudas de arquivos de CAD, é possível tratar essas informações de maneira muito mais visual do que técnica no Blender.

curvas-nivel

Para fazer o download do material especial voltado a representação de curvas de nível, você precisa se cadastrar no BlendSwap e depois abrir o arquivo diretamente no Blender. É preciso usar as ferramentas de escultura digital e não a modelagem poligonal. O ideal nesse caso é ter um modelo 3d já criado com base em representações poligonais, para depois esculpir sobre as informações já existentes.

As contas gratuitas do BlendSwap oferecem limites de download semanais mais do que suficientes para que você consiga copiar o arquivo. Essa é uma alternativa aos modelos de apresentação técnicos de softwares como AutoCAD ou ArcGIS que são mais voltados para o estudo das movimentações de terra e análise da construção. No Blender você consegue criar apresentações e demonstrações que ajudam no processo de venda dos projetos.

Aprendendo a modelar no Blender

Quer conseguir trabalhar na modelagem 3d usando apenas o Blender, seja em arquitetura ou topografia? No EAD – Allan Brito você encontra cursos online que ensinam exatamente a trabalhar com esse tipo de modelagem:

Depois de realizar esses cursos, você ainda pode incrementar os seus projetos adicionando efeitos de luz e sombra realistas com os seguintes cursos: