Curvas de nível 3d no Blender com material gratuito

A modelagem voltada para áreas como a topografia envolve o uso de diversos elementos técnicos como as famigeradas curvas de nível, que são o terror de qualquer estudante de arquitetura ou engrenharia que precise representar superfícies com maquetes físicas. O advento da representação de objetos usando ferramentas tridimensionais ajudou muito a minimizar a “preocupação” com o desenho correto dessas curvas. Mas, já pensou se fosse possível trabalhar com a modelagem 3d para topografia de maneira mais artística? Se você for usuário do Blender, pode tentar usar um material especialmente preparado para representar curvas de nível.

No BlendSwap encontramos um material voltado para escultura digital chamado de topographical, que apesar de não estar diretamente relacionado com a representação de curvas de nível orinudas de arquivos de CAD, é possível tratar essas informações de maneira muito mais visual do que técnica no Blender.

curvas-nivel

Para fazer o download do material especial voltado a representação de curvas de nível, você precisa se cadastrar no BlendSwap e depois abrir o arquivo diretamente no Blender. É preciso usar as ferramentas de escultura digital e não a modelagem poligonal. O ideal nesse caso é ter um modelo 3d já criado com base em representações poligonais, para depois esculpir sobre as informações já existentes.

As contas gratuitas do BlendSwap oferecem limites de download semanais mais do que suficientes para que você consiga copiar o arquivo. Essa é uma alternativa aos modelos de apresentação técnicos de softwares como AutoCAD ou ArcGIS que são mais voltados para o estudo das movimentações de terra e análise da construção. No Blender você consegue criar apresentações e demonstrações que ajudam no processo de venda dos projetos.

Aprendendo a modelar no Blender

Quer conseguir trabalhar na modelagem 3d usando apenas o Blender, seja em arquitetura ou topografia? No EAD – Allan Brito você encontra cursos online que ensinam exatamente a trabalhar com esse tipo de modelagem:

Depois de realizar esses cursos, você ainda pode incrementar os seus projetos adicionando efeitos de luz e sombra realistas com os seguintes cursos:

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

2 comentários sobre “Curvas de nível 3d no Blender com material gratuito”

  1. Oi!
    Tenho seguido suas atividades, e vc é sempre a referencia p mim, no que diz respeito ao Blender. Agradeceria muito se vc pudesse me dar alguma dica sobre o problema que estou enfrentando. Trabalho c inteligência artificial de personagens, e gostaria de fazer testes de comportamentos, mas evitando perder tempo com implementações muito complexas. Descobri q é possível usar mocaps grátis em personagens de makeHuman através de importações no Blender, e é o que estou tentando fazer, usando a ferramenta makeWalk que o próprio makeHuman disponibiliza p o Blender.
    Só que eu às vezes ( e não sempre, o que é estranho) recebo a msg de erro
    “mocap error Category: Identity Source Rig Could not auto-detect armature because: Top of spine LeftToeBase has 0 children”. E aponta p uma página de ajuda obsoleta, que não fala deste erro!…
    Como sou novata em animação, estou tentando decifrar o manual, mas p mim não faz sentido! Por exemplo: por que só de vez em quando, e só com o dedo esquerdo?!?
    Super agradeço qualquer dica, ou link, whatever!
    Obrigada
    Grande abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *