A escultura digital é uma das áreas que mais impressionam dentro da modelagem 3d, pois permite a criação de objetos virtuais que sem bem tratados e renderizados geram resultados impressionantes. Mas, é também um dos segmentos da modelagem mais difíceis de dominar pior exige uma mescla de conhecimentos técnicos e também de habilidade artística para decidir quais são os pontos principais para editar e tratar em malhas tridimensionais. O processo envolve a criação de uma estrutura com grande número de polígonos que depois recebe um tratamento especial chamado de retopologia, para que seja mais fácil de manipular e tratar o objeto 3d.

Um exemplo de como esse tipo de ferramenta pode gerar resultados impressionantes pode ser conferido na imagem Damned Soul que foi publicada no fórum Blenderartists e mostra a aplicação direta do conceito da escultura, retopologia e renderização com o Cycles.

escultura-digital-Blender

Na publicação, que está em inglês, o artista explica e mostra imagens de todo o processo de criação da cena usando as ferramentas de escultura digital do Blender e a cena, montada como um estúdio fotográfico para gerar a imagem final. No exemplo apresentado na imagem você não vai encontrar os passos para a modelagem, mas a cena na 3D View do Blender está lá.

É impressionante notar como a imagem renderizada tem poucos polígonos se comparado com a estrutura inicial gerada como escultura. A retopologia é fundamental nesse tipo de projeto, pois permite pegar um modelo com grande quantidade de polígonos e reduzir drasticamente a sua estrutura.

Aprendendo sobre escultura e retopologia no Blender

Quer aprender a fazer escultura digital no Blender e o processo de retopologia? Aqui está uma lista com os cursos do EAD – Allan Brito que podem ajudar você nesse aprendizado: