Um dos projetos mais promissores dos tempos da bolha da web era o player que permitia executar projetos criados no Blender para web, sendo esse uma dos últimos empreendimentos executados pelo finado estúdio NeoGeo e depois a NaN. Ainda hoje recebo algumas mensagens de artistas interessados em pegar material produzido no Blender e jogar ele em ambiente web, sendo que infelizmente isso hoje só é possível por meio de outros softwares. Mas, essa realidade está para mudar com o surgimento do Blend4Web que promete exportar cenas animadas no Blender usando a tecnologia WebGL, sem a necessidade de plugins ou softwares extras direto para os navegadores.

A ferramenta nada mais é do que um framework que permite aos artistas exportar do próprio Blender as suas cenas para o formato HTML, e permitir que seus usuários possam conferir animações e modelos 3d sem a necessidade de nenhum plugin extra. Já existem diversas soluções comerciais disponíveis no mercado como o Sketchfab e outras que colocam objetos 3d no seu navegador, mas a maioria exige a instalação de um plugin extra.

No caso do Blend4Web você pode fazer o download dos arquivos desse framework em duas opções:

  • Versão gratuita (GPL): Exige que o seu material gerado e publicado também seja distribuído de forma aberta e usando a GPL.
  • Versão comercial: Essa opção é mais indicada para projetos comerciais e permite fechar o acesso ao seus arquivos fonte.

É uma decisão puramente de estratégia relacionada com a distribuição, sem mencionar que a versão comercial acompanha uma generosa quantidade de arquivos de suporte e documentação extras.

Com o Blend4Web é possível exportar basicamente animações e modelos 3d, e o material gerado na Game Engine ainda não é suportado, mas o pessoal responsável pelo framework já deixou claro que está nos planos deles oferecer suporte a esse tipo de animação também!

Aprendendo animação com o Blender

Você ainda não sabe trabalhar com animação no Blender? Recomendo uma visita ao EAD – Allan Brito para conferir os seguintes cursos online sobre Blender: