Clicky

ACA House: Visualização para arquitetura no Blender

A visualização para arquitetura é um tema sempre de grande interesse pela grande maioria dos usuários e artistas que tem nos softwares 3d a sua principal fonte de produção, pois mesmo em tempos de baixa no mercado imobiliário é necessário impulsionar as vendas do que já está pronto. É por isso que você precisa se reinventar e procurar diferenciais para conseguir o destaque necessário no mercado, que é uma das coisas que comento no curso sobre gestão da visualização para arquitetura no EAD – Allan Brito. Um dos pontos que sempre geram dúvidas nos artistas especializados na área, é se o Blender pode gerar imagens realistas para arquitetura.

A reposta é sim, e sempre que tenho a oportunidade gosto de apresentar trabalhos de artistas talentosos que fazem uso do software para criar visualização para arquietura. Esse é o caso do artista chamado camara que publicou nos fóruns Blenderartists, um projeto chamado ACA House que está muito bem apresentado.

Visualização para arquitetura

Essa é apenas uma das imagens que ele demonstra no fórum, e caso você tenha alguns minutos e interesse pode conferir mais imagens do projeto assim como a configuração do Node Editor do Cycles para a parte de pós-produção do projeto. A iluminação é baseada em um mapa HDRI que consiste na maneira mais realista de trabalhar com a simulação de ambientes reais no Cycles.

Todo o processo de criação e render desse projeto foi desenvolvido no Blender e renderizado no Cycles, sendo um exemplo muito interessante de como é possível gerar belas imagens para fins de apresentação em arquitetura usando apenas o Blender. E repetindo algo que comento no curso sobre gestão da visualização para arquitetura, uma das vantagens do Blender em relação aos outros softwares do mercado é que ele não terá peso significativo nos seus custos operacionais, por ser gratuito, e portanto aumentará o faturamento do seu empreendimento em visualização.

Aprendendo visualização para arquitetura no Blender

Ficou interessado no que o Blender pode oferecer em termos de visualização para arquitetura? Caso você ainda não tenha experiência com o software, o EAD – Allan Brito tem diversos cursos relacionados com o tema que podem ajudar você!

2017-04-11T10:24:10+00:00 By |Blender 3D|3 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

3 Comentários

  1. Camara 24/04/2015 em 7:41 am

    Muito obrigado pela referência ao meu trabalho. É sempre bom o nosso trabalho ser reconhecido.
    Aproveito para dar os parabéns pelo seu trabalho de divulgação do Blender. Sigo o seu blog faz tempo.

  2. admin 24/04/2015 em 8:36 am

    Oi Camara,

    Trabalhos bons assim devem ser divulgados! 🙂

    Acabei de adicionar um link para o seu perfil/portfólio no artigo também!

    Parabéns pelo projeto.

  3. […] com o Cycles! Foi exatamente esse tipo de atividade que inspirou o artista chamado camara, que já apareceu aqui no blog outras vezes, a adaptar um projeto antigo feito no LuxRender e renderizar tudo novamente com o […]

Deixar Um Comentário