O Blender pode ser usado para gerar imagens realistas tendo como base o Cycles para renderizar cenas, mas isso é apenas a opção padrão que já acompanha o software. É possível fazer uso de diversos tipos de renderizadores externos para gerar imagens no Blender, e nessa lista podemos incluir opções bem famosas como o V-Ray. Você precisa ter muito planejamento e identificar uma vantagem criativa ou competitiva em termos de uso desses softwares externos para deixar de usar o Cycles nos seus projetos, até pelo fato de que a grande maioria dessas ferramentas vai demandar de você um investimento financeiro inicial.

Uma dessas ferramentas externas que pode ser usada com o Blender é o Corona Render, que é classificado como um renderizador do tipo Unbiased. O projeto nasceu como trabalho solo de um estudante universitário da República Theca e hoje é um respeitado renderizador externo.

Quer conferir um exemplo de trabalho criado no Blender e renderizado com o Corona Render? O artista Júlio Pires divulgou nos fóruns Blenderartists uma série de imagens impressionantes do uso desse renderizador para gerar imagens para arquitetura.

Blender-corona

No portfólio online do artista você encontra mais imagens de exemplo desse trabalho e também outros materiais relacionados com o Blender e Cycles aplicados em arquitetura. Assim como comento no curso sobre gestão da visualização arquitetônica, você deve escolher com muito critério o renderizador para seus projetos em arquitetura, pois dependendo do software pode ser necessário fazer investimentos em licenças e equipamentos específicos para acelerar a geração de imagens.

Fico me perguntando se existe alguma coisa de diferente no leste da Europa, pois lá também é a origem do V-Ray e agora também temos o Corona Render.

Aprendendo sobre renderização no Blender

Ficou interessado no que o Blender pode oferecer em termos de renderização? Caso você ainda não tenha experiência com o software, o EAD – Allan Brito tem diversos cursos relacionados com o tema que podem ajudar você!