O Blender pode ser usado para gerar imagens realistas tendo como base o Cycles para renderizar cenas, mas isso é apenas a opção padrão que já acompanha o software. É possível fazer uso de diversos tipos de renderizadores externos para gerar imagens no Blender, e nessa lista podemos incluir opções bem famosas como o V-Ray. Você precisa ter muito planejamento e identificar uma vantagem criativa ou competitiva em termos de uso desses softwares externos para deixar de usar o Cycles nos seus projetos, até pelo fato de que a grande maioria dessas ferramentas vai demandar de você um investimento financeiro inicial.
Uma dessas ferramentas externas que pode ser usada com o Blender é o Corona Render, que é classificado como um renderizador do tipo Unbiased. O projeto nasceu como trabalho solo de um estudante universitário da República Theca e hoje é um respeitado renderizador externo.
Quer conferir um exemplo de trabalho criado no Blender e renderizado com o Corona Render? O artista Júlio Pires divulgou nos fóruns Blenderartists uma série de imagens impressionantes do uso desse renderizador para gerar imagens para arquitetura.
No portfólio online do artista você encontra mais imagens de exemplo desse trabalho e também outros materiais relacionados com o Blender e Cycles aplicados em arquitetura. Assim como comento no curso sobre gestão da visualização arquitetônica, você deve escolher com muito critério o renderizador para seus projetos em arquitetura, pois dependendo do software pode ser necessário fazer investimentos em licenças e equipamentos específicos para acelerar a geração de imagens.
Fico me perguntando se existe alguma coisa de diferente no leste da Europa, pois lá também é a origem do V-Ray e agora também temos o Corona Render.
Aprendendo sobre renderização no Blender
Ficou interessado no que o Blender pode oferecer em termos de renderização? Caso você ainda não tenha experiência com o software, o EAD – Allan Brito tem diversos cursos relacionados com o tema que podem ajudar você!