As animações criadas com o Blender para comerciais voltados para vídeo ou então os curtas de animação já passam uma boa idéia do que o software é capaz de fazer, e geralmente o resultado é surpreendente quando resolvemos investir no uso da ferramenta. Mas, uma das coisas que muitas pessoas se perguntam é sobre filmes de longa metragem comerciais que fazem uso do Blender. A lista de projetos que fazem uso exclusivamente do Blender para esse propósito não é realmente grande, mas está para receber uma ampliação nos próximos meses.

Alguns dias atrás o instituto Blender anunciou a sua participação em um projeto de longa metragem animado. O projeto tem como base as criações do cartunista holandês Martin Lodewijk e será baseado no seu título Agent 327. Esse é um título desconhecido no mercado brasileiro, mas o que importa para os usuários do Blender é conferir o software sendo usando em um grande projeto de animação.

agent-327

Entre as diferenças que podemos apontar nesse projeto em relação ao que estamos habituados a encontrar nas animações criadas com o software são:

  • Complexidade do projeto
  • Temos maiores de animação
  • Grandes equipes envolvidas na produção

A estrutura já existente do Instituto Blender será usada para potencializar a produção da animação, mas não espere por lançamentos ou material de apoio no curto prazo, pois a previsão de desenvolvimento do projeto é algo entre 2 ou 3 anos!

De acordo com o depoimento do Instituto Blender, o Agent 327 não vai interferir no desenvolvimento do atual projeto do instituto que é o Goosebery. É apenas uma maneira de já colocar dentro do cronograma de desenvolvimento do estúdio mais um projeto envolvendo o software! Assim que tiver mais novidades sobre o desenvolvimento do Agent 327, publico aqui no blog.

Aprendendo animação com Blender

E para o caso de você se interessar por animação no Blender, e quiser começar a estudar os procedimentos necessários para criar suas próprias produções o EAD – Allan Brito oferece os seguintes cursos que podem ajudar você: