Uma boa biblioteca de móveis e objetos serve para ajudar você a acelerar o desenvolvimento de projetos que permitam aproveitar objetos, que já haviam sido inseridos como parte do contexto em outras cenas. É por esse motivo que não me canso de repetir, você deve organizar os seus modelos 3d no formato de bibliotecas de maneira a aproveitar os recursos já existentes, e acelerar o desenvolvimento de projetos. Uma grande fonte de modelos 3d gratuitos para usuários do Blender é o BlendSwap, que é uma plataforma de compartilhamento extremamente versátil e que contém inclusive modelos 3d gratuitos livres para uso comercial.

Na semana passada encontrei esse conjunto de armários e guarda-roupa que se encaixa perfeitamente em projetos desenvolvidos com o Blender, ou mesmo outros softwares. Para usar o modelo 3d em outros softwares que não seja o Blender, basta abrir ele no software e exportar no formato OBJ.

moveis-1.jpg

O modelo é bem detalhado e já acompanha inúmeros detalhes como texturas, e apresenta até mesmo pequenos objetos como os trilhos para as partes móveis. A autoria do modelo 3d é de um usuário chamado sadaj72 e o mesmo está disponível com uma licença do tipo Creative Commons Zero, o que significa total liberdade até mesmo para usar em projetos comerciais.

moveis-2.jpg

Assim como já mencionei em vários dos meus cursos, existem basicamente duas maneiras de incorporar esse modelo 3d no Blender:

  • Append: Essa opção funciona como se fosse uma importação, em que vamos incorporar todos os elementos do modelo no projeto. A desvantagem é que não podemos fazer alterações no modelo e replicar essas mudanças para outros projetos.
  • Link: Aqui o modelo é inserido no projeto como um link externo, e todas as informações ficam armazenadas em um único arquivo externo. Se você trabalha com o mesmo objeto em múltiplas cenas, é a melhor opção!

Modelagem e render para arquitetura com Blender

Quer fazer melhor uso desses recursos dentro do Blender? Recomendo visitar o EAD – Allan Brito para conferir os cursos próprios sobre arquitetura, render e visualização: