Qual a melhor maneira de medir a capacidade criativa de um software? Os parâmetros de detalhes técnicos que os desenvolvedores nos passam não são suficientes para determinar o tipo de produção gerada por determinada ferramenta, e apenas com base no que os artistas e usuários realmente conseguem produzir é que temos um bom parâmetro de avaliação. A maioria dos desenvolvedores de software especializados em criação organiza vídeos chamados de Demo Reel em que os melhores projetos criados com aquela ferramenta são apresentados, seja para fins de comparação ou marketing. Até agora não tínhamos um vídeo como esse dedicado ao Blender Cycles com material atualizado, mas isso acaba de mudar!

Já faz algumas semanas que a Fundação Blender começou a organizar uma campanha para reunir material produzido e renderizado com o Blender Cycles, e consequentemente na sua totalidade modelado e animado com o Blender. O vídeo resultante é impressionante pela qualidade e variedade dos projetos apresentados.

Ao longo dos noventa segundos do vídeo podemos conferir alguns trabalhos em áreas como a visualização para arquitetura, publicidade, animação e efeitos especiais. O Cycles é adotado como ferramenta padrão em diversas produtoras e estúdios ao redor do mundo, e mesmo não ganhando a mesma notoriedade como softwares comerciais, é inegável que os usuários do Blender possuem na ponta dos seus mouses um renderizador com grande capacidade criativa.

O que mais impressiona em todo esse processo é saber que o Cycles ainda é um software relativamente jovem, e que deve receber inúmeras melhorias ao longo dos próximos meses. Isso significa que a Demo Reel do próximo ano deve mostrar projetos e produções com muito mais diversidade visual do que as já existentes.

Aprendendo a usar o Blender Cycles

E para o caso de você ainda não ter dado os primeiros passos com o Blender Cycles, o EAD – Allan Brito possui inúmeros cursos que fazem uso do software tanto na área de visualização como animação. A lista de cursos é formada pelos seguintes títulos: