Os métodos para se criar animações em vídeo podem variar de maneira bem significativa, e muitas vezes o nosso conceito inicial da animação depende de um plugin ou software que sequer existe para conseguir ganhar vida. Mas, apesar de termos soluções de alta tecnologia para resolver aspectos tecnológicos na parte da produção de animações, algumas vezes as soluções mais simples são suficientes para conseguir concretizar as suas idéias. Esse é o caso do estúdio Imaginary Force, que ficou responsável pela criação da vinheta para o prêmio relacionado com jogos no evento SXSW. O vídeo pode ser conferido a seguir:

Gostou do vídeo? O efeito usado na estética da animação faz parecer que estamos olhando uma tela de uma distância bem próxima, e a princípio você poderia imaginar que isso foi realizado com o uso de um plugin sofisticado no After Effects. A resposta é não! Para conseguir esse resultado eles simplesmente filmaram a tela! Isso garantiu a aparência de grade usando pixels que seria complicado de obter com outras técnicas.

O processo de criação do vídeo pode ser conferido nesse making of:

Isso me lembra de vez em que estava com um colega trabalhando em um projeto, e o mesmo não sabia fazer captura de tela no Mac OS X. Como consequência disso, ele puxou o celular e tirou várias fotos do monitor. Pode parecer uma solução deselegante, mas se o seu objetivo é simplesmente compartilhar uma idéia, use o que está ao seu alcance.

Aprendendo animação para vídeo

A animação para vídeo exige o uso de múltiplos softwares em diversas situações como você pode perceber no vídeo desse artigo. No projeto a equipe faz uso de softwares 3d, ilustração e também do After Effects para finalizar o processo. Se você tem interesse em começar a atuar na área, recomendo conferir os seguintes cursos do EAD – Allan Brito que ajudam você a desenvolver habilidades específicas para a área: