As técnicas para aplicação de texturas em superfícies tridimensionais variam muito e podem abranger desde as chamadas soluções procedurais, em que as texturas são totalmente baseadas em cálculos matemáticos, até mesmo as imagens fotográficas. Nos casos em que usamos imagens, que oferecem o melhor resultado em realismo, é preciso verificar se a imagem escolhida tem o tamanho adequado para cobrir toda a superfície, ou então será necessário editar a textura usando mapas UV. Mas, dependendo da situação podemos aproveitar um recurso que a maioria dos softwares possui para duplicar as imagens em forma de matriz, usando um recurso chamado de tiling que consegue duplicar as imagens.

Esse recurso é muito útil e usado em ambientes de jogos, mas pode ser aproveitado em praticamente qualquer projeto envolvendo modelagem e render. O problema em usar esse tipo de técnica para distribuir texturas, é que se a imagem não estiver bem configurada o efeito de repetição ficará muito evidente para o observador e quebrará qualquer tentativa de realismo na cena.

texturas-pisos

O melhor tipo de textura para conseguir criar o efeito de superfície infinita com o tiling são as texturas que não possuem bordas definidas, ou também chamadas de seamless. Essas texturas precisam ser editadas manualmente ou então adquiridas em bibliotecas específicas de texturas.

Quer fazer o download de uma pequena coleção de texturas gratuitas já configuradas no formato seamless? O fotógrafo e usuário do Blender Adrian Kubasa compartilhou no seu site uma pequena coleção de texturas para pisos, que ele mesmo produziu usando uma máquina fotográfica DSLR, resultando em excelentes imagens.

O material é mais voltado para texturas que representam pisos como asfalto e pedras, mas já são uma grande ajuda para projetos de visualização em arquitetura, jogos ou animações com ambientes externos. Esse é mais um passo na criação da sua biblioteca de texturas, que sempre recomendo para os meus alunos!

Outro ponto positivo dessa biblioteca de texturas para pisos, é que você pode aproveitar o material em qualquer software 3d e não apenas no Blender!

Aprendendo a usar texturas

Para os casos em que você ainda não sabe como usar esse tipo de textura, e principalmente a configurar materiais e imagens aproveitando o processo de tiling, recomendo visitar qualquer um desses cursos do EAD – Allan Brito: