Clicky

Grama procedural para jogos 3d no Blender

Compartilhe o artigo!

A criação de cenários para jogos envolve muito planejamento e principalmente o uso otimizado de recursos, pois dependendo da tecnologia e técnica usada você pode limitar a execução do jogo como aplicativo apenas em um número limitado de equipamentos. Como a variedade de plataformas em que os jogos podem ser executados pode variar muito, precisamos fazer inúmeros testes de performance para verificar se a aplicação está sendo executada de maneira satisfatória até em computadores mais antigos. É por isso que sempre recomendo aos meus alunos, o uso racional de recursos mesmo se a engine suportar elementos como partículas e iluminação baseada em GPU.

Na composição de cenários precisamos ter ainda mais cuidado, pois como a representação de vegetação em 3d consome muitos recursos computacionais, uma pequena floresta acaba baixando a performance do seu jogo. Se você usa o Blender para criar seus jogos, recomendo visitar essa página no fórum Blenderartists para conhecer o sistema de grama procedural, que tem impacto mínimo na performance de jogos. O vídeo a seguir mostra um exemplo da aplicação desse sistema.

Como você pode perceber a representação da grama procedural é extremamente realista, e para usar o recurso você precisa apenas fazer o download do arquivo de exemplo que está disponível no fórum e importar para o seu projeto. O sistema não é perfeito e apresenta alguns pequenos problemas, principalmente em relação as folhas da grama que passam pela superfícies, mas é uma solução muito mais elegante do que simplesmente adicionar texturas de grama na superfície. E como tudo é procedural, a reprodução da grama sobre as superfícies é automática!

Já mencionei que esse é um recurso gratuito?

Criando jogos no Blender

Ainda não tem conhecimento sobre a produção de jogos? Recomendo visitar o EAD – Allan Brito para conferir os cursos relacionados com a criação de jogos:

Todos esses cursos ajudam você a criar jogos, seja no Blender ou Unity! Mas, antes de partir para a criação dos aplicativos, você deve ter atenção especial ao game design, e no curso e oficina de game design você aprende a documentar o seu projeto antes de começar a parte de produção.

2018-03-20T12:55:17+00:00 By |Blender Game Engine|0 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.