Uma das animações que tomou de assalto a internet na primeira metade da década passada foi o já lendário Xiao Xiao, que usando técnicas de animação 2D no Flash fazia um pequeno personagem formado apenas por linhas realizar movimentos muito realistas. Se você não é dessa “época” e não teve a oportunidade de assistir a nenhuma dessas animações, esse link leva diretamente a um dos inúmeros vídeos da série. Na época o material era todo produzido usando o Flash para animação 2D, mas nos dias de hoje existem muitas ferramentas que facilitam o processo de animação.

Com o uso de um software 3d a criação de animações desse tipo ficaria muito mais fácil! Quer criar uma versão alternativa dessa animação no Blender? No BlendSwap encontrei um rig já pronto de um personagem do tipo stickman que é exatamente igual aos usados nas animações do Xiao Xiao, e que foi criado por um artista chamado LDev. Esse personagem já possui controles e até mesmo um sistema de movimento configurado para simular expressões faciais simples.

personagem-blender

O download do arquivo é gratuito e para isso você precisa apenas realizar um rápido cadastro no BlendSwap. A licença de uso do Rig é creative commons de atribuição e exige apenas que você mencione o autor do arquivo, caso venha a usar ele em qualquer projeto. Com o arquivo do personagem você pode rapidamente criar sua animação no Blender, usando apenas as configurações básicas de câmera e keyframes gerados em processo de interpolação simples.

Já mencionei com o arquivo é gratuito? Agora você pode criar as suas própias animações 2D no Blender!

Aprendendo a criar animações no Blender

Ainda não sabe criar animações no Blender? Recomendo visitar o EAD – Allan Brito para conhecer os diversos cursos que lidam com animação, rigging e render para que você seja capaz de elaborar seus próprios projetos: