A criação de jogos que possam funcionar em redes de computadores sempre é algo interessante, pois a grande maioria dos jogos hoje em dia permite interatividade com outros jogadores. Para os casos de artistas que usam o Blender para criar seus jogos digitais isso pode ser um desafio, principalmente se você não quiser se aventurar na criação de scripts em Python ou fazer configurações personalizadas no software. Mas, se você pretende desenvolver um projeto de jogo 3d no Blender e gostaria de adicionar o recurso de conectividade em rede existe um Addon que pode ajudar você!

Com o Networking AddOn podemos configurar aplicações interativas criadas no Blender de maneira que elas se comuniquem dentro de uma rede local. Os usuários mais antigos do Blender devem lembrar do Addon chamado de BZoo que adicionava exatamente esse tipo de funcionalidade no software, mas ele não evoluiu depois do Blender 2.4 e desde então era necessário trabalhar com uma série de pequenas configurações para conseguir criar jogos que se comuniquem em rede.

blender-rede.jpg

Já o Networking AddOn é compatível com o Blender 2.7 e precisa ainda de algumas pequenas configurações para funcionar, mas muito do que era necessário ajustar manualmente ele já providencia.

Nesse link você encontra uma série de tutoriais e orientações sobre como configurar o Addon e criar jogos em rede no Blender! Ainda não tive como testar na prática o Addon, mas deixo como dica para quem quiser avaliar o seu funcionamento! O feedback nos fóruns Blenderartists sobre o seu uso são muito bons.

Só observe as pequenas regras necessárias para que o Addon funcione como a criação de uma pasta com nome network_data no mesmo local em que você está executando o seu arquivo do Blender, e também a necessidade de usar o template fornecido junto com o Addon para que a conectividade em rede seja acionada. Assim você consegue criar seus jogos em rede no Blender de maneira mais rápida.

Criando jogos digitais

Ainda não sabe trabalhar com a criação de jogos digitais? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos que abordam a criação de jogos digitais seja com o Blender ou mesmo no Unity: