O uso de Addons no Blender é muito comum para ajudar o software na realização de tarefas que seria ou trabalhosas de concluir sem ajuda, ou então pelo simples fato de usarmos uma ferramenta que sem os Addons não seria possível aproveitar. Veja o exemplo da animação por captura de movimento no Blender, que sem o uso do incrível Addon Mocap Tools fica limitada apenas ao processo de importação de arquivos como o BVH, sem muitas opções de manipulação ou edição dos dados. A mesma coisa acontece na área de arquitetura, em que podemos expandir de maneira significativa a experiência e opções de modelagem usando Addons.

Já existem inúmeras opções de Addons disponíveis na área, e essa semana encontrei mais um Addon que pode ser de grande ajuda para os interessados em trabalhar com a criação desse tipo de modelo 3d. Com o JARCH Vis é possível criar objetos como:

  • Escadas
  • Pisos
  • Padrões de paredes
  • Padrões para pisos

O Addon não é completo em termos de opções como o Archi Mesh, mas permite criar diversos tipos de padrões diferentes para pisos e paredes que o Addon mais famoso em termos de modelagem para arquitetura no Blender não consegue.

JARCHI_Vis

Com esse tipo de ferramenta, que pode ser copiado e instalado de maneira totalmente gratuita é possível acelerar e muito o processo de modelagem e criação de qualquer volume para arquitetura. Só de pensar que não será mais necessário criar toda a estrutura de uma escada, já podemos aliviar bastante a carga de trabalho demandada para a criação.

O ideal mesmo é saber modelar sem usar os Addons, até pelo simples fato de que eventualmente uma atualização do Blender pode deixar a ferramenta incompatível e você precisará abandonar o Addon, ou então manter diversas versões do Blender instaladas.

Modelagem para arquitetura com Blender

Caso você ainda não trabalhe com modelagem para arquitetura no Blender, inclusive usando Addons, recomendo visitar o EAD – Allan Brito para conchecer os seguintes cursos sobre modelagem para arquitetura no Blender: