O design de personagens pode ser um grande desafio quando você não faz idéia do local ou contexto em que o personagem será usado, mas esse não foi o caso do artista chamado pieriko, que publicou nos fóruns Blenderartists uma incrível representação de um personagem formado por lava derretida e pedra. Com o título de Ember Titan, o personagem é uma representação impressionante da capacidade do Blender em apresentar conceitos criados com ferramentas de escultura digital, e depois trabalhados com retopologia e materiais no Blender Cycles para gerar uma imagem impressionante que ilustra esse artigo.

Design-personagens.jpg

O mais interessante desse projeto para as pessoas que pretendem aprender a trabalhar com modelagem de personagens, é que o artista adicionou no fórum várias imagens mostrando todo o processo de criação envolvido no projeto. Então ele demonstra em detalhes a criação da escultura do objeto e depois vai passando pela retopologia, feita com o Addon RetopoFlow, até apresentar o rigging do personagem que era necessário para ajustar a pose do mesmo! Sem o uso de um sistema de rigging seria difícil, ou quase impossível, controlar a pose do personagem mantendo diversas das suas características.

Se você tem curiosidade por design de personagens ou apenas gosta de acompanhar o processo criativo desses artistas, recomendo muito a visita ao fórum para conhecer esse projeto. Isso vale para as pessoas que não são usuários do Blender, pois sempre é possível aprender um pouco observando a criação desse tipo de mídia com outros artistas 3d.

Uma das dúvidas que muitos artistas estavam perguntando ao autor, envolvia a criação do shader de lava no Cycles. Ele publicou um vídeo explicando como gerar o material e não preciso mencionar que você deve assisir ao vídeo!

Só uma última observação, a escultura do personagem foi criada no ZBrush e não no Blender. Apenas a retopologia do objeto foi feita no Blender.

Aprendendo sobre modelagem e render no Blender

Quer aprender a usar o Blender e as técnicas apresentadas nesse projeto? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos que ensinam você a usar essas ferramentas! Essa é lista recomendada de cursos para você conferir: