A manipulação da topologia de um modelo 3d sempre é um desafio para qualquer artista, principalmente se o seu objetivo for trabalhar com animação. Nas animações que exigem a deformação dos objetos 3d é desejável que toda a estrutura do objeto esteja organizada em faces quadradas para facilitar a deformação das estruturas. O que acontece se não forem faces quadradas? Nesse caso teremos um problema, que é a exibição de artefatos ao longo da superfície do objeto. Para resolver essa situação seria necessário realizar uma retopologia no modelo 3d e a consequente conversão de todas as faces triangulares em quadrados.

Isso demanda muito trabalho manual e pode eventualmente levar ao abandono do uso daquele modelo 3d em particular, dependendo da urgência do projeto. Mas, já pensou se fosse possível fazer a conversão automática entre faces triangulares e quadradas? Essa é a proposta de uma nova ferramenta gratuita chamada de Art Mesh que consegue fazer a conversão entre objetos construídos usando apenas triangulos, para outros formados apenas por faces quadradas.

mesh-quads

O software é relativamente recente e foi lançado apenas algumas semanas atrás, e pode não funcionar corretamente com todos os modelos 3d. Um ponto negativo do software é que ele não está disponível para todos os sistemas operacionais, apenas Windows. Mas, por outro lado o seu uso é totalmente gratuito.

Esse tipo de ferramenta pode ser extremanente útil em situações que demandam a edição e ajuste de modelos 3d para fins de animação ou deformação de objetos. Apenas recomendo que você use a conversão com cuidado fazendo sempre um backup de arquivos importantes, e analíse o resultado final em modelos 3d orgâncicos que podem requerer mais detalhes na sua topologia.

Aprendendo sobre modelagem 3d

Você tem interesse em modelagem 3d? No EAD – Allan Brito você encontra uma série de cursos sobre modelagem 3d que podem ajudar você no desenvolvimento das suas habilidades: