Na época em que o Blender estava passando pela transição entre as versões 2.4x e 2.50 os usuários ficaram por alguns meses, tendo acesso apenas as atualizações de segurança e correções de bugs no software, sem a adição de grandes opções ou ferramentas já que o foco era remodelar o Blender por completo. Já se passaram vários meses (anos) e parece que o momento de fazer alterações significativas chegou novamente! No blog de desenvolvimento do Blender, o próprio Ton Roosendaal explicou a proposta de desenvolvimento para a futura versão 2.8. A idéia é fazer algo parecido com o que aconteceu na transição entre o Blender 2.4 e 2.5.

Com isso as próximas versões do software que seriam respectivamente as 2.76 até 2.79 teriam como foco apenas a correção de bugs, sem a adição de novas ferramentas importantes. O tempo médio de lançamento entre cada versão do Blender é de 4 meses o que colocaria um prazo estimado até a versão 2.8 de 12-16 meses. Então, você pode aguardar para 2016 o lançamento da versão 2.8.

blender-source

Mas, qual o foco desse lançamento? Na ocasião do Blender 2.5 a idéia era reformular completamente o software com uma proposta e estrutura mais moderna. Algumas das propostas que achei interessantes:

  • Integrar melhor o Blender em processos de criação de jogos, animações e vídeo
  • Atualizar o sistema de lógica para jogos
  • Melhorar a 3D View com uma engine mais moderna
  • Melhorar o gerenciamento de recursos externos

Essas são apenas algumas das idéias para o Blender 2.8 que achei interessantes, e que devem receber outras contribuições ao logo do tempo. A interface e estrutura do software não deve receber grandes alterações, o que é um alívio para as pessoas que tem receio em aprender tudo sobre o Blender novamente.

E para os casos das pessoas que já estão inscritas nos cursos do EAD – Allan Brito sobre Blender, elas podem ficar tranquilas pois no futuro o material será atualizado para versões mais novas do software e todos os usuários recebem de maneira gratuita as atualizações. Ainda não é inscrito? Use o cupom BLENDER28 para receber 10% de desconto em qualquer curso do site até o dia 10/08/2015.