Com a Game Engine embutida no Blender é possível trabalhar com uma boa parcela de interatividade para produção de jogos e animações interativas, usando nada mais do que os blocos de lógica do software. Esses blocos de lógica são uma maneira visual de criar interatividade e possibilitam aos artistas 3d a criação de jogos, sem a necessidade de usar nenhuma linguagem de script. É grande a quantidade de pessoas que gostaria de trabalhar com desenvolvimento de jogos, mas acaba esbarrando na necessidade de estudar lógica ou alguma linguagem de script. É perfeitamente possível criar jogos usando nada mais do que os blocos de lógica.

Mas, em determinados momentos o processo acaba exigindo um pouco mais de interação ou a execução de tarefas que os blocos de lógica simplesmente não conseguem resolver. Como resolver esse tipo de situação no Blender? A solução é usar Python para a Blender Game Engine! Apesar de parecer intimidador, o uso de Python é muito simples de aplicar quando conhecemos a API do Blender e também as características da linguagem Python. Para ajudar nesse tipo de tarefa, acabei de lançar no EAD – Allan Brito o Curso e oficina de Python para a Blender Game Engine que ensina exatamente a aplicação do Python na Game Engine.

069-500

Ao longo do curso você conhece os meios de aplicação de scripts em projetos de jogos, e também as características da API do Blender específicas para jogos. Com o curso você vai aprender que os blocos de lógica não são excluídos do processo, mas você terá mais opções de controle dos blocos usando Python!

Essa é a lista de aulas do curso:

  • Aula 01 – Python na Game Engine do Blender
  • Aula 02 – Integrando Python com jogos
  • Aula 03 – Manipulando sensores e atuadores
  • Aula 04 – Controlando objetos em jogos com Python
  • Aula 05 – Configurando um jogo de nave
  • Aula 06 – Movimentos dos objetos
  • Aula 07 – Finalizando o jogo com Python

No final do curso você aprende a criar um jogo de nave usando controles avançados para o posicionamento de objetos dentro da área do jogo.

Esse curso funciona em paralelo ao Curso e oficina de Python com Blender que aborda o Python no Blender, sem o foco no desenvolvimento de jogos.

Desenvolvimento de jogos no Blender

Tem interesse no desenvolvimento de jogos e animações interativas com o Blender? No EAD – Allan Brito você encontra os seguintes cursos que ajudam você a desenvolver essas habilidades: