Clicky

NASA usa Blender na missão Curiosity em Marte

Compartilhe o artigo!

A divulgação de material 3d na web é sempre algo que deve ser investigado com muito cuidado pelos artistas 3d, principalmente quando a exibição do material em navegadores for a única mídia de divulgação do material. Alguns softwares oferecem plugins próprios para divulgar material na web como o Unity, mas isso exige que os usuários instalem um software adicional no navegador para visualizar o conteúdo. Apesar do ponto negativo, é uma opção viável para divulgar seu projeto. Mas, e quando a fonte de material é o Blender? Nesse caso temos a opção do Blend4Web que tem se mostrado uma excelente ferramenta para divulgar material 3d em navegadores, usando tecnologias modernas como o HTML5.

Quer uma amostra de como essa dupla está sendo levada em consideração? Os softwares estão sendo usados por ninguém menos que a NASA para explicar o funcionamento da missão Curiosity que está explorando Marte.

blender-nasa

Ao visitar o site da missão Curiosity você encontra uma aplicação 3D interativa que foi criada especificamente para demonstrar a experiência de controlar o robô da missão. Tudo é criado usando HTML5 e sem a necessidade de nenhum plugin adicional. O foco do aplicativo não é a exibição de gráficos em alta definição, mas na apresentação do projeto para leigos e interessados em ciência.

Isso prova como o Blender pode ser usado em ambientes web interativos usando padrões modernos de visualização. Quer saber da melhor parte de tudo isso? Todas as ferramentas envolvidas no processo são gratuitas! O Blender você já conhece, mas o Blend4Web que já apareceu aqui no blog é uma ferramenta gratuita também, que pode ser integrada com o software usando um Addon.

As informações sobre o uso do Blender no projeto estão no blog do Blend4Web.

Criando animações com o Blender

Ficou interessado em usar o Blender para produzir animações? No EAD – Allan Brito você encontra cursos e treinamentos que ajudam você a criar animações 3d no Blender:

2018-03-20T12:55:07+00:00 By |Blender 3D|1 Comentário

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Um Comentário

  1. jose junior 22/01/2016 em 9:46 pm

    Instalei o Blender 2.76b, mas nao consigo visualisar o efeito fumaça na janela 3D(alt+A). ja reinstalei, mas continua com o mesmo problema. gostaria de saber oque está acontecendo(?)

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.