Os animadores utilizam diversos artifícios diferentes para conseguir representar da melhor forma possível as animações de personagens, principalemente quando é necessário trabalhar com expressões corporais. Uma das ferramentas mais usadas é aquele modelo de madeira com membros articulados, que ajuda muito a criar poses em personagens 3d já com rigging ou então na ilustração 2d de personagens. Apesar de ser um recurso válido, podemos aproveitar imagens prontas de personagens para conseguir gerar essas poses! Sempre recomendo para os meus alunos o uso de fotografias ou imagens, que funcionam como base para o aprendizado das poses.

poses-personagens-500

Autora da imagen: Kate-fox

Essa é a lista de imagens com as poses para animação de personagens:

Para os artistas que estão aprendendo a trabalhar com a criação de poses e a expressão corporal dos seus personagens, encontrei uma série de imagens que funcionam muito bem como referência no processo de rigging e animação de personagens virtuais. As imagens estão todas no devianart e podem ser acessadas de maneira gratuita. Além de funcionarem como referências para rigging e animação, você pode até mesmo aproveitar o material como guia para criar modelos 3d de personagens humanóides. Um ponto positivo para os artistas que criaram as imagens, é que todos trabalharam com uma estética semelhante aos traços de animação e representação oriental.

Como usar esse material? Da mesma forma que um artista faz uso do modelo humanóide de madeira, você pode utilizar as imagens como base para fazer poses em processos de animação. Precisa de um personagens realizando um pulo? Observe nas referências como seria a maneira mais expressiva para configurar e posicionar braços, pernas e tórax para reproduzir no seu personagem.

A mesma coisa vale para o desenvolvimento de jogos, pois as poses podem representar pontos cruciais de um spritesheet em jogos 2d. Por exemplo, ao pressionar um botão ou sofrer colisões um personagem pode precisar expressar o impacto sofrido usando o seu corpo. Com essas imagens fica mais fácil configurar o movimento.

Aprendendo sobre animação de personagens

Quer aprender a usar esses recursos em softwares de modelagem e animação? No EAD – Allan Brito você encontra os seguintes cursos que ajudam a criar animação de personagens: