A animação de personagens é um tópico que sempre gera muito interesse entre os mais diversos artistas 3d, pois é algo que demanda muita prática e dedicação. Mas, antes de se aventurar em projetos de animação é preciso passar por um estágio que é ao mesmo tempo interessante e desafiador para muitos artistas que é o rigging. Por experiência própria, a maioria dos animadores não gosta de fazer configurações relacionadas com o Rigging e prefere partir direto para a execução da animação. Essa aversão ao Rigging se dá pelo fato de que a quantidade de detalhes, e algumas vezes scripts necessários para configurar os personagens são extremamente técnicos, e fogem do escopo mais artístico da animação.

Uma solução para as pessoas que gostariam de já começar a criar animações de personagens, sem necessariamente passar pelo rigging é aproveitar personagens prontos para animação que estão disponíveis em diversos web. Essa semana encontrei um conjunto de personagens e riggings prontos para animação no Maya, que podem ser copiados nesse endereço. É interessante notar que eles fazem parte de um pacote comercial, e estão no momento em que escrevo esse artigo com o preço marcado como zero. Portanto, faça o download o quanto antes!

animação de personagens

Existe algum desses pacotes para o Blender? Claro que sim! No BlendSwap é possível encontrar diversos rigs diferentes prontos para animação. O uso desses recursos no BlendSwap é mais permissivo, e você não precisa se preocupar tanto com o fato deles acabarem tirando a gratuidade.

Aprendendo a trabalhar com animação de personagens

Tem interesse em trabalhar com animação de personagens? Recomendo visitar o EAD – Allan Brito para conhecer os seguintes cursos relacionados com animação de personagens e Rigging:

Se você procura cursos sobre o Maya, existe o Curso de modelagem poligonal com Maya que ensina a trabalhar com as ferramentas de modelagem do software.