Os usos das engines de jogos são os mais variados possíveis e a criação de jogos é apenas uma das possibilidades de uso desses incríveis softwares, e devido a sua flexibilidade e facilidade com que podemos criar animações com essas ferramentas é muito comum encontrar estúdios que produzem material apenas com esses softwares. Já mostrei aqui no blog animações feitas com o Unity que aproveitam as capacidades de render em tempo real da ferramenta para criar animações de maneira rápida. Com a Unreal Engine a situação é exatamente a mesma, e podemos encontrar ótimos exemplos de animações criadas com a engine.

Agora, pare um pouco o que você está fazendo e assista essa animação curta chamada de Infiltrator:

Download gratuito de animação

Gostou? Achou interessante? Pois, você gostaria de fazer o download dos arquivos fonte dessa animação? O estúdio responsável pela produção do material disponibilizou o conteúdo completo dessa animação no marketplace da Epic, e caso você já tenha o Unreal instalado, basta abrir o Launcher da Epic e procurar por Infiltrator para começar o download. Essa é uma oportunidade única para aprender o processo de criação dessas animações, usando um exemplo de alta qualidade como esse e trabalhando com a engenharia reversa dos recursos como materiais, texturas e animações você pode aproveitar o conteúdo nos seus próprios jogos.

Mas, é possível usar o conteúdo em outros jogos? Segundo a licença de uso do material, sim! É perfeitamente possível reaproveitar o conteúdo da animação em projetos desenvolvidos no Unreal, sendo esse o único requisito para conseguir usar o conteúdo sem ferir a licença.

Ainda não faz idéia de como usar a Unreal Engine? No EAD – Allan Brito você encontra um curso básico gratuito que ensina exatamente os primeiros passos com o software, e permite que uma pessoa sem nenhuma experiência com a Unreal já comece a criar aplicações interativas.

Além do curso básico você encontra os seguintes outros cursos sobre a Unreal Engine no EAD – Allan Brito:

Para criar desenvolvimento de jogos, recomendo o segundo curso que aborda o uso dos Blueprints que são a linguagem de script visual do Unreal.