O uso de animações como meio de apresentar histórias e enredo de material relacionado com jogos digitais é uma prática comum, pois a introdução da história é feita de maneira muito mais eficiente com movimento do que apenas usando texto. Nos primórdios do desenvolvimento de jogos era necessário recorrer ao uso de texto para suprir a falta de poder computacional dos equipamentos usados para jogar, pois era difícil reproduzir vídeos. Mas, hoje isso não é um problema e muitas empresas tem setores dedicados especificamente para produzir animações chamadas de “cut scenes” que apresentam transições na história.

Isso pode estar previsto no game design e acaba ajudando os jogadores a entender melhor o desenrolar do enredo do jogo. Mesmo se as empresas que produzem o jogo não tenham setores especializados em criar animação para jogos, a tercerização é o caminho mais viável para conseguir adicionar esse material nos jogos.

Uma das produtoras que sempre surpreende com a qualidade das animações é a Blizzard. Os seus jogos sempre contam com animações muito bem produzidas e detalhadas! Esse é o caso da animação de abertura do Starcraft II: Legacy of the void .

A animação é como sempre uma demonstração de conhecimento técnico e capacidade artística da equipe responsável pela produção na Blizzard:

Infelizmente não existem detalhes relacionados com a produção do material, mas apenas o fato de podermos conferir o material já serve de inspiração para podermos criar nossas próprias animações 3D! Fico só imaginando que eles estão preparando para o longa metragem do World of Warcraft.

Aprendendo sobre animação para jogos

Tem interesse em desenvolver as suas habilidades em animação para jogos? Recomendo visitar o EAD – Allan Brito para conferir os seguintes cursos sobre animação e jogos que podem ser úteis para você.