A modelagem de cenários e ambientes para arquitetura é apenas um dos passos necessários para conseguir criar imagens ou animações para arquitetura, sendo que depois que todos os modelos 3d estiverem prontos ainda é necessário passar pela parte de configuração dos cenários usando materiais e texturas. É nesse ponto que muitas pessoas tem dificuldade, pois no Cycles você precisa entender um pouco do processo de configuração dos Nodes para criar bons materiais. Para todos os casos em que você tenha pressa, é possível usar bibliotecas prontas de materiais no Blender Cycles que ajudam muito no processo de criação.

Nos últimos dias encontrei uma biblioteca de materiais e shaders para o Cycles bem completa, e compartilhada pelo site Chocofur. Já divulguei modelos 3d criados para arquitetura desse portal, e posso dizer que o conteúdo deles é de excelente qualidade. Para ter acesso aos materiais você precisa se cadastrar no site, e depois fazer o download na sua conta.

Materiais no Blender Cycles

Assim que você fizer o download dos materiais o ideal é manter os arquivos em uma pasta separada e usar o conteúdo por meio do Append ou Link do Blender. No primeiro caso os materiais são incorporados ao seu projeto e com o Link é feita uma referência externa. Sempre prefiro usar o Link para manter os arquivos atualizados quando for preciso mudar os materiais, mas fica a seu critério identificar qual é a melhor opção em cada caso.

Se você não faz idéia do que estou falando, assista a esse vídeo em que explico como funcionam os dois métodos:

Aprenda sobre materiais no Blender Cycles

Ainda não conhece o processo de criação de materiais no Blender Cycles? Recomendo conferir os seguintes cursos do EAD – Allan Brito para conhecer como é possível configurar seus próprios materiais no Cycles: