A modelagem de personagens virtuais realistas é algo que exige muito esforço e percepção por parte do artista, pois é necessário reproduzir pequenos detalhes e características da anatomia dos seres vivos que se não extiverem presentes, deixam clara a sua natureza artificial. A musculatura é um desses detalhes que precisa existir em personagens. Você já fez os seus estudos de anatomia hoje? Não é algo que possa ser aprendido da noite para o dia, mas apenas com observação detalhada e um pouco de habilidade para reproduzir os seus conhecimentos.

Você lembra do artista Lucas Falcão? Ele apareceu aqui no blog já faz alguns meses com a fantástica personagem Violet, que inclusive foi escolhida para ilustrar a splash screen do Blender 2.66.

No seu blog pessoal o artista publicou uma imagem muito interessante criada no Blender, mostrando o que seria um estudo da anatomia de um braço humano. Você pode conferir nas imagens o nível de detalhamento do modelo que ficou impressionante, e mostra um excelente domínio da anatomia por parte do artista. Quer a melhor parte? Você pode fazer o download do arquivo desse modelo 3d diretamente do BlendeSwap! Para isso basta visitar o link compartilhado no blog do artista, e os usuários que não querem usar o Blender para fazer essa consulta, podem conferir o arquivo em uma versão OBJ também.

escultura_modelagem_3d

Esse é o tipo de material que todos os artistas interessados em desenvolver habilidades na representação de figuras humanas deveriam se dedicar a fazer. Já fez os seus estudos de anatomia humana hoje?

Aprendendo sobre escultura e modelagem 3d

Quer começar a trabalhar com escultura digital no Blender? No EAD – Allan Brito você encontra uma base de recursos interessante para começar a trabalhar com escultura digital, seja no Blender ou em outras ferramentas 3d. No caso da escultura digital você tem no Curso sobre técnicas de modelagem com Blender.

Nos outros cursos sobre modelagem você consegue desenvolver suas habilidades em outras técnicas e softwares: