Os materiais que apresentam algum nível de reflexão somado com transparência são bem trabalhosos de configurar em softwares 3d, devido aos diversos fatores que podem influenciar no resultado final das imagens renderizadas. É o caso de vidro, que precisa interagir com diversos elementos da cena apresentando ao mesmo tempo o entorno da cena, e também objetos na parte posterior. Você já tentou configurar vidro realista no Blender Cycles? O artista chamado Volden divulgou uma configuração de vidro nos fóruns Blenderartists que impressiona pela qualidade, e também a quantidade de samples usadas para conseguir uma renderização limpa.

A cena foi apresentada no fórum junto com algo muito interessante, que é a configuração completa dos nodes para gerar esse tipo de material. Além de conferir a belíssima imagem, você pode aproveitar os ajustes e organização dos nodes do vidro nos seus próprios projetos.

vidro-cycles-500px

Além do fato do render ser muito bem produzido, um fator determinante nesse tipo de imagem é que o artista precisou de 20.000 samples para renderizar a cena, o que é bem incomum para projetos renderizados no Cycles. Se você já renderizou qualquer projeto no Cycles sabe que geralmente uma quantidade de samples equivalente a 1000 ou 2000 é mais do que suficiente. O resultado das imagens com essa quantidade de samples é praticamente final, sem a presença de granulação ou os temídos “fire flies“. Mas, com 20.000 samples o artista extrapolou qualquer estimativa! Um outro complicador para essa cena é a grande quantidade de transparência no projeto, pois os planos de vidro ficam sobre postos, o que pode realmente demandar um pouco mais de processamento.

Infelizmente a cena não foi compartilhada no BlendSwap para que possamos fazer testes com a configuração do vidro, mas com os nodes disponíveis fica fácil de configurar a cena.

Configurando materiais no Blender Cycles

Quer aprender o processo de configuração de materiais realistas no Blender Cycles? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos que fazem uso do Blender Cycles para gerar imagens realistas: