Um dos melhores filmes da franquia 007 é sem sombra de dúvida Skyfall, que será usado por muito tempo como base de comparação para todas as futuras produções do mais famoso espião britânico. Mas, o nosso interesse aqui no blog não é pela criação da estrutura narrativa do filme, mas sim na sua produção do ponto de vista técnico. Para ser mais preciso, os softwares e procedimentos usados para criar algumas das melhores sequências da produção.

Entre as cenas de destaque do filme podemos apontar com muita tranquilidade a abertura de Skyfall, que é característica dos filmes do James Bond. No clipe que conta com a belíssima música interpretada por Adele, podemos ver uma composição complexa e cheia de efeitos físicos e visuais:

Gostou? Se você já assitiu ao filme deve lembrar de como foi a sua produção. Agora, quer conferir um pouco sobre o processo de criação dessa cena? Encontrei um vídeo, mesmo que curto, apresentando diversos momentos da produção dessa abertura que envolvem a gravação dos atores que participaram do clipe e também da edição e composição dos cenários nos respectivos softwares 3d.

Qual foi o software usado para criar esses efeitos? No vídeo podemos conferir a presença forte do Cinema 4D como ferramenta usada para a maioria das tomadas em que é necessária a interação com algum elemento virtual, seja um cenário ou mesmo personagens totalmente digitais.

A abertura de Skyfall é relativamente curta, mas deve ter consumido uma boa quantidade de trabalho por parte das equipes responsáveis pela produção. O “making of” poderia ser maior, mas ainda assim é muito interessante poder conferir a maneira como foi criada essa belíssima composição.

Aprendendo a trabalhar com animação para vídeo

Quer começar a trabalhar com animação para vídeos e efeitos? No EAD – Allan Brito você encontra alguns cursos que podem ser de grande ajuda: