O desenvolvimento de um jogo digital envolve a configuração de inúmeros recursos e detalhes em engines com o Unity ou Unreal, para conseguir chegar nos resultados desejados pelo game design. Um dos erros que muitos artistas acabam cometendo quando migram de softwares 3d para essas plataformas, é tentar aplicar os mesmos tipos de materiais e texturas nesses softwares. Uma boa quantidade de informações é exatamente igual, mas a natureza e funcionamento dos materiais e shaders acaba sendo diferente. É um sistema de render em tempo real, e precisamos adaptar algumas informações. Para os usuários que planejam desenvolver seus jogos digitais usando a Unreal Engine, encontrei um recurso que pode ser de grande ajuda na produção de jogos 3d.

Já pensou se fosse possível usar uma biblioteca gratuita de materiais e texturas para a Unreal Engine? Um artista chamado Dneproman compartilhou nos fóruns de usuários da Unreal engine exatamente isso, uma biblioteca com mais de 3GB de materiais e texturas. Se você não conseguir fazer o download no primeiro link, essa é outra opção pelo Dropbox. Os números são bem impressionantes:

  • 220 texturas no formato seamless em boa resolução
  • 60 materiais já configurados com mapas normais e diffuse

Só o conjunto de texturas já vale o download e para os usuários da Unreal Engine esse é um recurso imperdível. Com o uso desse tipo de material você pode dedicar mais tempo ao trabalho de configuração dos Blueprints e outros recursos específicos da Unreal Engine.

Biblioteca gratuita de materiais e texturas para a Unreal Engine

O fato do pacote oferecer esse incrível conjunto de texturas possibilita que outros artistas também usem o recurso. Portanto, seja você usuário do Unity e até mesmo de softwares 3d, permite o uso das texturas em outros projetos.

Para usar o material é necessário apenas adicionar o conteúdo na pasta de projetos da Unreal Engine. Se você não faz idéia de como usar esse tipo de conteúdo, recomendo o curso básico sobre a Unreal Engine do EAD – Allan Brito.

O download da biblioteca gratuita de materiais e texturas para a Unreal Engine e mais que recomendada!

Aprendendo a usar a Unreal Engine

Ficou interessado em desenvolver projetos com a Unreal Engine? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos relacionados à produção de jogos e animações interativas com a ferramenta: