No desenvolvimento de jogos eletrônicos é preciso resolver diversos problemas para conseguir colocar o game design em prática, e entre esses problemas podemos listar o uso correto de elementos como física e a lógica do jogo. O game design é o primeiro passo para conseguir trabalhar com projetos bem definidos e que tem o foco direcionado para o desenvolvimento final, sem as dúvidas e incertezas de um jogo para o qual você não sabe como começa e nem termina. Um dos pontos que muitas pessoas acabam deixando de lado é a construção das interfaces com os usuários.

Os termos que identificam essa parte do projeto são as mais diversas como HUD e GUI, mas independente do tipo de tecnologia ou engine, você terá que criar uma interface com o seu usuário caso pretenda desenvolver jogos. Com a Unreal Engine não é diferente, e você pode começar a trabalhar com uma interface já pronta para entender o funcionamento do sistema. Quem nunca precisou criar esse tipo de estrutura pode aproveitar esse conjunto de menus e opções gratuitos, disponíveis nos fóruns de usuários da Epic.

O artista Bohrium compartilhou um painel de maneira totalmente gratuita, e que pode ser usado inclusive em projetos comerciais. É um menu simples, mas que pode servir de base para que você comece a criar estrutura mais complexas voltadas para os mais diversos propósitos. Por exemplo, ao abrir o pacote com o menu é possível estudar os blueprints e a lógica dos botões para entender melhor o processo de criação dos seus próprios menus.

menu_unreal_500px

Essas interfaces podem ser a diferença entre níveis diferentes de experiências com os seus usuários, e não devem ser menosprezadas. A configuração de tudo com os blueprints é um pouco trabalhosa a princípio, mas com o tempo você entende a lógica do processo e consegue desenvolver melhor seus jogos na Unreal Engine.

Desenvolvimento de jogos na Unreal Engine

Ficou interessado em desenvolver jogos digitais na Unreal Engine? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos relacionados com a Unreal Engine e desenvolvimento de jogos em geral. Essa é a lista de cursos recomendados, que ajuda até no uso desse menu gratuito:

Outros cursos relacionados com jogos em outras engines: